Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As artes de Paraty/RJ



Assunto: As artes de Paraty

Semanas atrás, no programa Estrelas, a apresentadora Angélica entrevistou a atriz Nanda Costa, a Morena, da novela Salve Jorge, em sua cidade natal, Paraty/RJ.
A família da atriz ainda mora lá. Sua mãe, por sinal, reside em uma linda e bucólica residência na rua em que passei. 

Francamente, eu não gosto da novela nem aprecio a atuação da jovem atriz na trama, mas uma coisa é certa: a cidade de Paraty é um encanto pra ninguém botar defeito!
Foi então que lembrei-me desse lugar lindo que remete a gente ao passado.
Eu já havia postado muitas fotos da cidade em - VIAGENS - mas resgatei algumas e registrei outras para o VALE A PENA VER DE NOVO.


     Eu e a minha inseparável, horrorosa e deliciosamente confortável Crocs nos pés, sassaricando pelas ruas e becos de Paraty/RJ, em um dia lindo de viver!



Tudo ali é decorado no estilo rústico e colonial, o que dá à cidade um ar aconchegante.


Apenas duas simples pedras servem como apoio dos vasos, cobertos naturalmente por limbo, resultante da umidade. 
É a natureza mostrando a sua arte!


Essas plaquinhas de azulejos constando o nome da moradora, aparecem em muitas residências em Paraty, um charme!







                                      

O colonial aliado ao rústico produz um ambiente elegante e aconchegante ao mesmo tempo.
As pedras utilizadas na construção remontam aos velhos tempos dos domínios da coroa portuguesa.
Quem disse que eu não encontraria as famosas Namoradeiras nas janelas?
Uma das peças mais marcantes do artesanato brasileiro, sem dúvida!
Minas, São Paulo, Rio, Bahia, não importa. 
Aonde quer que você vá no território brasileiro, certamente, encontrará essas simpáticas peças! 


Sabe aquele cachepot sem graça ou o vaso de plástico que você não vê a hora de trocar?
Não, não faça isso, amiga! Pra tudo há um jeito. Amarre um pedaço de chita florida ou um lenço e a sua peça ganhará um novo ar sem precisar fazer sujeira com tintas.



A moldura do espelho foi coberta por enfeites de resina.
Algo fácil de fazer e que deu um toque  especial!


Esse quadro é de uma meiguice tão grande que encantou os meus olhos!


Não, não é cenário de novela... Aqui mora gente!
Impossível descrever a emoção que senti quando andei por essas travessas onde é possível ouvir o som baixinho do Blues ou Jazz, deslizando pelas janelas entreabertas.


Tanto os artistas plásticos como artesãos locais são pessoas tremendamente 
sensíveis, modestas e generosas.

Photos by Nadja e Enio P.

O cair da noite não apagou a beleza da cidade, ao contrário, deixou-a mais linda!

"Os milionários quiseram comprar a felicidade com seu dinheiro, os políticos quiseram conquistá-la com seu poder, as celebridades quiseram seduzi-la com sua fama. 
Mas ela não se deixou achar. Balbuciando aos ouvidos de todos, disse: 
"Eu me escondo nas coisas mais simples e anônimas..." 

Augusto Cury

22 comentários:

  1. Nadja Querida... Post MUITO LINDO!
    Tenho muita vontade de conhecer Paraty, mais ainda agora... Gostei de vê-la com o Crocs, também tenho um rosa... Rsss... Você ficou charmosíssima usando, viu?!...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anette,

      Muito obrigada!
      Sim, vá conhecer essa linda cidade onde encontrará muita coisa bonita!
      É uma viagem ao passado, asseguro-lhe. Sem contar a simpatia dos artistas plásticos e artesão, pessoas sensíveis e talentosas!
      Crocs...
      Jurei que nunca ia usar esse tamanco estronho, mas não é que no dia em botei esse danado nos pés, NUNCA mais deixei de usá-lo?
      Crocs rosa é mais simpático, fala verdade! Rsrsrs
      Obrigada! De qualquer modo era o calçado mais adequado para caminhar sobre as pedras. :-)

      Bjksss

      Excluir
  2. Oi NAdja que saudades daqui, perdi bastante coisa mas já estou fuçando tudo rsrs, que viagem gostosa ai vou matar minha vontade de conhecer Paraty em Julho, vou na FLIP se DEUS quiser nem que seja um dia só rsrs.


    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gelia!

      Que bom vê-la amiga! :-)
      Fique à vontade pra fuçar o quanto quiser, a casa é sua!
      Realizei essa viagem, ano passado, mas como há muita coisa pra ver aqui, muitos assuntos ficam perdidos.
      Vá sim, você vai adorar!
      Se Deus quiser você vai! Nem que seja por um dia, já dá pra conhecer e curtir muita coisa!
      Quer saber? Você já está lá!
      Muito obrigada pela sua agradável visita!

      Bjksss

      Excluir
  3. Maravilhoso post Nadja, fotos lindas, eu tbm já estive em Paraty, mas foi um dia muito rápido pretendo voltar e me hospedar em uma pousada e curtir este lugar lindo, olha a sua sandália esta ótima para o lugar que tem um chão tão lindo e desconfortavel, eu quando fui, tive que comprar urgente as belas havaianas,e vc esta muito linda nas fotos, sabe estes dias estive olhando a moça da foto antiga que vc colocou no blog e realmente vcs são parecidissimas, mas quando fui fazer um comentário o seu blog deu pau e perdi todo comentário ai eu desisti, mas acho que agora vai. Um BJ no seu core.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosaria!
      Isso aí amiga, volte sim! Paraty é um lugar que merece repetidas visitas, não é verdade?
      Lá existem muitas pousadas aconchegantes das quais a gente não sabe o que escolher.
      Nem me fale das pedras, mas garanto que não torci os meus pés...rsrsrs
      Aliás, vi muita gente fazer isso por conta do calçado que usava. Mas como minha filha já tinha ido várias vezes, ela me avisou.
      Muito obrigada pelo elogio! SOMOS lindas amiga, graças a Deus!
      Admiro mulheres que elogiam abertamente a beleza de outras como você fez comigo a pouco! Eu costumo elogiar também, pois é tão bonito dizer isso do coração, sem hipocrisia.
      Sugiro que coloque mais fotos suas no seu blog, viu? Pois você é tão linda quanto as peças que cria ou repagina! Trate de botar suas fotos lá, viu?
      Você viu a minha cara metade? Impressionante a semelhança, não é? Não sei o nome da jovem, apenas que era afro-americana.
      Não ligue, pois isso aqui às vezes dá pau. Já aconteceu comigo em outros blogs. Ainda bem que agora deu certo.
      Amei a sua visita!
      Você é sempre gentil e educada. Uma lady de Provence.

      Bjksss

      Excluir
  4. ah! nadja querida eu adoro paraty,tenho muita vontade de voltar lá ara levar edu para conhecer...agora esta mais que famosa,e flip e atrz que diz que mora lá enfim o mundo esta conhecendo paraty.
    beijocas,fique em paz.
    lindas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      Adoramos amigas!
      Volte sim! Eu também pretendo voltar, pois fiquei encantada com a cidade!
      Verdade, agora o turismo vai aumentar ainda mais!
      Muito obrigada pela visita!

      Fique na paz também!

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi Nadja, amei as fotos, as casas com janelas, portas, batentes muito colorido lindos.A FOTO DO lugar que parece cenário de novela é fantástica. Quanto a você amiga ta lindona....beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mada!

      Fico feliz que tenha gostado das fotos!
      Paraty é uma cidade encantadora em cada detalhe, viu?
      Pois é amiga, esse cantinho do qual conheci parece cenário de novela, de tão lindo que é!
      É impossível descrever o que a gente caminhando por lá...
      Muito obrigada pelo "lindona"! Quer saber?
      SOMOS lindonas, graças a Deus!
      Muito obrigada pela visita!

      Bjksss

      Excluir
  6. Nadja , minha linda eu amo Paraty, tive a oportunidade de ir 3 vezes a esse paraiso , mas pretendo voltar outras vezes ..
    Tudo la me encanta , a beleza da cidade , as ruas de pedras , a festa do Divino , enfim tudo !!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!

      Quem vai uma vez, quer sempre voltar, né amiga?
      Então você curtiu bastante a cidade, né? E há de curtir mais ainda, pois cada ida é um flash!Rsrsrs
      Eu também fiquei encantada pela beleza da cidade, da arquitetura, da natureza, dos artistas em geral, sei lá, é um lugar mágico!
      Muito obrigada pela visita, lindona!

      Bjksss

      Excluir
  7. Lindo, lindo tudo aqui, e vc nessas paisagem fica linda. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, amiga Nal!
      Sim , Paraty é lindo e você também é linda!
      Muito obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  8. Pois é, Nadja, concordamos com algumas coisas: a novela é ruim, a atriz é fraquinha, mas Paraty é divina!!! Já fui duas vezes lá e amei andar pelas ruelas, visitar as lojas, passear de barco, comer em recantos à beira - mar. Tudo muito lindo! Lá encontrei um dos artesanatos mais bem acabados que já vi e isso me marcou. Tem artesão que faz coisas lindas, mas peca no acabamento. Lá encontrei muita coisa linda e muito bem acabada. Fiquei admirada. Bjs e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa!

      Realmente Paraty é uma cidade divina! Fiquei muito feliz por conhecê-la e pretendo voltar outra vez lá!
      Artesanato...
      Não vi nenhuma novidade na área do artesanato como acontece em Pedreira/SP, porque o forte de Paraty é direcionado às Artes Plásticas.
      Pessoalmente achei as obras dos artistas plásticos de Paraty de uma criatividade ímpar e elegante.
      Não desprezando os demais artistas plásticos por aí, ao contrário, só que em Paraty as artes plásticas fogem do óbvio, do costumeiro.
      Muito obrigada pela visita! Você me parece uma pessoa muito doce!

      Tenho um dia iluminado!

      Bjksss

      Excluir
  9. OI amiga!!!
    Sabe que há muitos e muitos anos, eu vi um casal em Ilha Bela usando crocs, e eu achei aquilo medonho. E continuei achando por muitos anos, até que num inverno eu resolvi comprar, pois vivo de meias nessa época, e desde então...... advinha??
    Se coloco havaianas em casa, meus pés simplesmente doem. o_o
    Paraty! pertinho de Ubatuba, fui várias vezes, mas nessa época eu não tinha crocs e foi chatinho andar pelas ruas. rsss
    Adorei as fotos é claro! sempre de muito bom gosto! *_*
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Crocs...
      Nem que você desejasse usá-la há muitos e muitos anos atrás, não poderia, pois a marca é recente no Brasil e chega a ser uma "criança" no exterior...KKKK
      De qualquer modo é tão confortável que dá a impressão que caminhamos sobre o algodão.
      Fotos...
      Muito obrigada!
      Não tem como sair feia, pois Paraty é linda!

      Bjksss

      Excluir
  10. oi guria
    tu quer mimatar
    as fots estã lindas
    oh cidade maravilhosa
    ela esta no meu programa - eu quero conhecer

    e falar em croc eu tenho um tb que amooo
    e tem gente que acha horrivel
    eu alem de achar lindinho , são super confortaveis
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Tenho certeza que o dia em que você pisar em Paraty, juro que vai desejar morar lá!
      Não que Salvador não seja linda, aliás, eu também curto essa cidade iluminada, mas é que Paraty tem tudo a ver com você, penso eu.
      Crocs...
      Confesso que acho um calçado estronho, mas eu AMOOO! Sim, são hiper confortáveis, um vício, eu diria.
      Muito obrigada pela visita!

      Bjksss

      Excluir
  11. Crocs...
    Nem que você desejasse usá-la há muitos e muitos anos atrás, não poderia, pois a marca é recente no Brasil e chega a ser uma "criança" no exterior...KKKK

    kkkkkk
    o que eu não expliquei é que esse casal em Ilha bela eram gringos :))
    agora qto ao anos e anos, aí já me perdi no tempo, rsss
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,

      Não precisa explicar nada... :-D
      Depois de muitos, muitos e muitos anos resistindo a Crocs, seja bem vinda ao Clube! :-)

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque