Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

terça-feira, 14 de maio de 2013

13 de Maio

 
Photo by Nadja P.

Gente bonita,

Não, eu não esqueci da data de ontem...
Para mim, a única data que realmente marcou a vida dos negros brasileiros.
O dia de sua libertação.
Mas decidi não postar nada a respeito, pois concluí que a união das pessoas de diversas etnias em um único espaço era também uma bela homenagem frente a um triste acontecimento iniciado na velha África e que perpetuou por mais de 300 anos no Brasil.
Pois, apesar de estar consciente de que o preconceito racial existe e sempre existirá em nossa sociedade humana, eu não costumo viver em "guetos mentais".
Não fui criada assim, graças a Deus! 
O que vale para mim é a essência de cada pessoa, independente de sua etnia.
Também não sofro da "Síndrome de negra tadinha", sou altiva.
E acima de tudo, penso que o valor de cada um não se mede pela cor da pele, pelo peso, pela idade cronológica, pelas deficiências que existem, sabemos disso, entre outros pequenos detalhes.
Tão pequenos que diante da grandiosidade de almas iluminadas ficam apagados de vez.


Libertação dos Escravos no Brasil

   Sim, eles foram libertos das senzalas que, posteriormente, serviram para abrigar os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil. 

  Já que não havia acomodação para todos os estrangeiros que foram enganados com promessas mil pelo governo brasileiro, mas essa é uma outra história.
  Desde então muita coisa aconteceu...
  E para felicidade de muitos, um afro-brasileiro de nome Joaquim Benedito Barbosa foi eleito Presidente do Supremo Tribunal.
  Felicidade de muitos e infelicidade de outros, porque o Brasil é um país racista 
e pelo que eu saiba, NUNCA nada foi camuflado, neste sentido.
  Ao contrário, as pessoas fingem não ver, pois não estão preparadas para assumir publicamente o seu racismo.
  Contrário dos EUA e da Europa onde esse sentimento mesquinho é explícito a todos, sem formalidade ou delicadeza nenhuma.
  Agora, eu não sei o que é mais feio...
  Ser explícito, o que causaria alguns "aborrecimentos processuais" ou fingido, o que para mim não engana, pois noto ou capto no ar as intenções por meio das palavras e ações.
  Porque quando o assunto é PRECONCEITO RACIAL, desculpa, não há como fingir bem. 
  Já que é um sentimento que fala mais alto do que a razão e, neste caso, a razão se perde, deixando evidente o que está no coração.
  Mas, isto é algo que sempre existirá no mundo, podem crer!
  Aliás, o mundo hoje em dia não está dividido somente pela cor da pele, mas também pela  "feiúra exterior", pelo "excesso de gordura", pela "idade cronológica", pela "posição social", caso o sujeito tiver um pouco de classe, do contrário também será colocado em um patamar abaixo dos classudos de plantão.
  Sim, a alta sociedade também é dividida em classes.
  O mundo, na verdade, não é o mesmo de antigamente, muita coisa mudou.
  Porém, um detalhe que ainda permanece o mesmo é a DIGNIDADE, essa bela característica estampada, por exemplo, no semblante dessa mulher negra na foto acima.
  Não, não sei o nome de minha rainha...
  Encontrei-a sentada exatamente como aparece na foto, em uma das ladeiras do Pelourinho, Salvador/BA
  Tão logo a vi, fiquei impressionada com sua postura digna, por isso tentei fotografá-la sem que percebesse, mas não deu.
  Ela olhou para mim e sorriu.
  Mas não era exatamente o seu belo sorriso que desejava captar naquela hora. Pedi então que ficasse como antes e ela o fez como se fosse um modelo experiente.
  Foi aí  que a cliquei. E deu no que deu: a própria imagem da dignidade.
  Essa é a postura que todo negro deve ter. 
  Não importa sua posição sócio-econômica, seu nível acadêmico e outros bla, bla, bla que imperam em um país profundamente miscigenado e ao mesmo tempo racista, porque a  dignidade é que fará a diferença entre ser um negro de verdade numa sociedade de mentira.
  Pois, a consciência vem de dentro para fora.
  E quando exposta a todos não deixará dúvida da devida importância que cada um tem aonde quer que vá e com quem quer que esteja.

  Nadja P.

13 comentários:

  1. Nadja... Quando ia comentar sobre a sua tarde de ontem q foi maravilhosa, apareceu o novo post e por aqui estou...

    Linda lembrança do Dia 13/maio! Realmente, há muito preconceito nos corações/consciências... Tenho um genro negro/Barbados e tem sido lindo e desafiante quebrar o comportamento tão arraigado nos nossos familiares, amigos e desconhecidos... Minha filha/psicóloga nos trouxe essa maravilhosa experiência e aprendizado!!

    C todo carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete,

      Infelizmente o preconceito é uma das chagas da humanidade...
      Não falo somente do preconceito racial, mas de todas as formas de preconceitos existentes na sociedade humana onde NINGUÉM está isento de sentir.
      Por exemplo, acho estranho essa turma que nutre preconceito racial contra negros, pois os mesmos também devem sentir na pele o fato de ser nordestino, gordo, gago, manco, pobre, e por vai, pois a lista é enorme.
      Os mesmos esquecem por um segundo que assim como apontam outros, outros dedos estão voltados para eles também.

      Bjksss

      Excluir
  2. Linda homenagem à data! Belo post, bem trabalhado! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      Eu não podia deixar de fora essa data tão importante para mim e aos meus antepassados.

      Bjksss

      Excluir
  3. Olá Nadja! Quanta verdade!!! Parabéns pelo maravilhoso texto. No nosso país o racismo é evidenciado de diversas maneiras bem como o preconceito disfarçado como os que você citou. Minha família materna é descendente de negros e sei o que é isso. Minha esperança é que um dia, na presença do Criador, todos reconheçam que somos todos iguais! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce!

      Pois é amiga, esse assunto é forte e profundamente realista.
      E como não faço parte da "turma dos mascarados", boto a boca no trombone sem medo de ser mal interpretada.
      Nosso país é puramente miscigenado. Meu sogro era filho de mãe alemã, nascida em Stuttgart e de pai espanhol, nascido em Madri. Minha sogra era negra como eu.
      Só que nunca presenciei nenhuma conversa torta neste sentido, aliás, meus cunhados e cunhadas casaram-se com pessoas de várias etnias.
      Sim, se Deus criou todos iguais, por qual motivo tanta discórdia e ódio no coração?
      Vamos torcer para que essa chaga um dia seja exterminada do mundo, não é?

      Tenha uma linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  4. Voltei para falar da foto. Antes de ler me chamou a atenção o rosto dessa mulher, erguida com dignidade, que postura! Você captou maravilhosamente bem. Grande fotógrafa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim!
      Você viu que semblante lindo dessa mulher?
      E a postura? Parecia uma rainha.
      Uma mulher do povo, simples, mas digna.
      Obrigada amiga!
      Deus me favoreceu neste belo dia, viu?

      Bjksss

      Excluir
  5. Belo post querida Nádja.
    como negra e professora de história concordo plenamente, as pessoas se surpreendem quando digo que sou negra mas sou com muito orgulho, bisneta de escravos e indios, e ainda com um português no meio, já viu mistura maior,kkkk
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sílvia!

      É isso aí!
      Por qual motivo esconder as próprias origens? No final vamos todos para o mesmo buraco. Sem exceção.
      Negros, índios, brancos...É uma mistura que dá ótimos resultados, é ou não é?
      KKKKK

      Tenha uma ótima semana!

      Bjksss

      Excluir
  6. Nadja, a minha melhor amiga é negra e linda. Acho essa cor bela, cor de chocolate, uma beleza, e que textura. Não sei porque tanto preconceito. Aliás é preconceito com tudo. Com pobre, deficiente, homo. Olha aprendi desde cedo a respeitar as pessoas e também a me dar ao respeito. E é assim que tem que ser. Não sou favorável a apologias, estardalhaços. Sou reservada e observadora. Gosto de ver o que a pessoa traz no coração e no olhar, nos gestos e comportamento. Somos todos irmãos, mas entendo que ainda existe muita barreira. Enviei um email para você. Dê uma conferida.
    Como sempre gosto de ler seus posts que muito me ensinam.Tem uma música do grupo Cidade Negra que era tem da novela Sinhá Moça em 2006, Negro Rei e tratava deste tema. Lembro que no final da novela me emocionei muito escutando a mesma.Colo aqui um trechinho dela.
    Prende a tristeza meu erê
    Sei que essa dor te faz sofrer
    Mas guarda esse choro
    Isso é um tesouro
    Aos filhos de rei
    Amiga gosto muito de manter contato com você.
    Rsrs. Bjs,
    Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel querida!

      Minha amiga linda que mora na cidade mais charmosa da Bahia.
      Muito obrigada pelos elogios! A recíproca é puramente verdadeira, tenha certeza!
      Uma das vantagens da pele negra é que não envelhece tão fácil...KKKK
      Sempre me perguntam, qual é o tipo de creme uso no rosto... Eu respondo: água, sabão e Leite de Rosas.
      Preconceito de vários sentidos...
      Olha amiga, eu sou desencanada com isso, sabe?
      Penso que quanto mais o ser humano acha que é alguma coisa nesta vidinha, mas bostinha se torna.
      Prezo mesmo é a essência da pessoa, ou seja, a sua própria luz.
      Não sou tão quietinha, falo pelos cotovelos, mas tenho um feeling para sentimentos obscuros que nunca falha.
      Sinceramente?
      Eu gostaria de não ter essa capacidade aguçada neste sentido, pois pouparia aborrecimentos. Fazer o quê?
      Se meu alarme não dorme...hehehe
      Mas tenho certeza de uma coisa, esse povo cheio de preconceitos não é feliz.
      Oh dó!
      Vou conferi minha caixa postal, ainda bem que você avisou, porque raramente entro lá!
      Cidade Negra...
      Tudo de bom! Amei o trecho dessa música!
      Muito obrigada pela visita sempre relevante, minha amiga! Eu é que aprendo com você, tenha certeza!
      Muito obrigada!

      Paz e luz

      Bjksss

      Excluir
  7. Querida Nadja,
    Hoje estou pondo em dia a leitura dos posts que perdi nas férias e quando cheguei neste, senti vontade de aplaudir de pé.
    Muito bem ditas suas palavras, o que mais me espanta em nosso país é saber que nenhum de nós que aqui nascemos, pode dizer que não é pelo menos mestiço!
    Enfim, a evolução é lenta mas chega, aguardemos.
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque