Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Passeando em Amparo/SP - Parte 03

Photos by Nadja P.

"O mundo é de quem não sente. 
A condição essencial para se ser um homem prático é a ausência de sensibilidade."

Fernando Pessoa


Por isso o mundo não é meu e eu não sou prática.
Sou diferente de muitos... 
 Muitos que somente aceitam e enxergam a 
beleza estética, se houver perfeição em tudo, como se isso fosse possível os humanos realizarem.


Sim, eu consigo observar a beleza nas trincas,
 nas paredes desgastadas e desbotadas, nas tintas envelhecidas e nos tijolos aparentes por conta das intempéries do tempo.

   
Assim como também consigo notar a beleza de uma residência bem conservada e com tudo em ordem.
   E de quebra com um Fusquinha na frente...Rsrsrs














MAIS PRÉDIOS HISTÓRICOS...







Notei que muitos fios elétricos estavam impregnados por uma espécie de plantinha ou parasita...
Abaixo, os lindos gradis pintados de branco.



COMO EU PODERIA CHAMAR ISSO???

  Não é um bar, não é uma mercearia, não sei como poderia chamar esse pequeno estabelecimento.
Uma "vendinha de doces"?
Pois, notei que somente havia doces e balas no balcão.
Esse pequeno estabelecimento me remeteu ao passado aonde podíamos encontrar lugares assim.
O dono ou dona da vendinha?
Não sei quem é...
Porque não havia ninguém no estabelecimento!
Cidade pequena ainda funciona assim.
Na calmaria do sossego das almas.


O azulejo branco meia barra, o piso feito com caquinhos de cerâmica vermelha, o balcão de madeira, pintado de azul, a antiga fluorescente 
na parede, tudo, tudo isso são registros vívidos do passado!
E o velho Baleiro???


Ah, fiquei encantada com ele!!!
Repleto de balas de mel, hortelã e amendoim.
Até as balas eram vintages...



Tudo estava muito limpo e organizado, mostrando que o proprietário (a) era zeloso (a) com seu estabelecimento.
Sem dúvida, ele (ela) era zeloso (a) com suas lembranças também!
Na parede de velhos azulejos, dois painéis estampavam fotografias antigas, clicadas na cidade. 
Quem sabe da próxima vez encontre essa pessoa para prosear?

CASINHAS MIMOSAS TENDO COMO VISTA AS BELAS  MONTANHAS DA SERRA DA MANTIQUEIRA


Fora os antigos casarios é possível encontrar casinhas mais simples, porém antigas, e em ótimo estado de conservação.
Aliás, Amparo/SP é uma cidade limpa e não está pichada, graças a Deus!
A maioria das ruas entorno da área central é de paralelepípedos, o que dá uma nostalgia ao lugar.
Notaram a varandinha da casa acima? 
Sem grade até o teto, sem cerca elétrica, sem cachorro bravo e outros trocentos meios de segurança.
 Sim, não encontrei nenhuma residência com cerca elétrica ou com cães bravos.
O que não quer dizer que não tenha maus elementos no lugar, porque sei que tem, 
no entanto, os moradores garantiram que a vida ainda é calma, tranquila.


A residência de tonalidade rosa, à esquerda, estava com o portão da garagem aberto e assim ficou por um bom tempo.
Ai, ai, ai, se fosse em Campinas/SP!





Gostei da audácia da moradora em pintar sua casa de pink maravilha!

Colégio Nossa Senhora do Amparo, dirigido por freiras, e decorado com seu belo ipê roxo!


Se o passeio acabou?
Ainda tem muita lenha pra queimar! 
Linda semana e até o próximo post!
Pensei que três seriam suficientes...
Tá, engana que eu gosto!
KKK

"O segredo da vida é aproveitar cada calmaria" 

 Iná

16 comentários:

  1. Não creio, não creio, não creio que vc esteve a duas quadras da minha casa e não me fala nada!!!!!!
    Eu simplesmente amei as fotos que vc fez e realmente encontrou um resumo perfeito de vários lugares da cidade...amei!
    Eu moro na rua ao lado do prédio que aparece a ponta azul na quinta foto daqui pra cima.
    Parabéns pelo passeio, lindas fotos e vc tem razão quando diz que a cidade é tranquila e ficamos com a casa quase sempre aberta...muito bom morar aqui!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camomila!

      E eu não creio que você mora em Amparo!
      Pensei que residia em Serra Negra...
      Puxa vida, estive tão pertinho de você, amiga!
      Obrigada!
      Sabe, sou muito sincera diante das minhas observações e tudo o que falei a respeito dessa cidade é verdae, como você mesma pode ver.
      Sim, eu vi quão gostoso é morar aí, sua sortuda!
      Amparo é uma cidade muito cute!

      Bjksss

      Excluir
  2. Nadja...vc permitiria eu colocar um link no meu facebook avisando as pessoas sobre seus post de Amparo? Muita gente vai gostar de conhecer a cidade e ver suas lindas fotos! Posso fazer um pequeno propaganda lá, hehehe? Se estiver OK me avisa aqui e depois coloco...obrigada!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camomila,

      Sim, fique à vontade para levar adiante o meu post!
      Sim, impossível não gostar de Amparo!
      Eu fiquei encantada...
      Com tudo, acredite! Até com as pessoas.
      Obrigada por compartilhar!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  3. O que te dizer? Só aplaudir!! LINDO tudo! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!

      Obrigada amiga!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  4. Linda mudança no blog, Nadja! Alegre, florida e c bike!!! Foto 10!...
    Narração e fotos lindas... Calma, paz e tranquilidade são coisas preciosas que devemos buscar e conservar!!
    Bonitos posts sobre Amparo!

    Beijos e boa 3ª feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete!

      Obrigada!
      De vez m quando dou uma repaginada por aqui...
      Essa bike foi clicada na Expoflora, em Holambra/SP, a maior feira de plantas e flores da América Latina.
      Sem dúvida! A paz é essencial.
      Mas tá difícil, viu?
      Como viver em paz no meio de tanta violência, dor, sofrimento?
      Não é fácil...

      Bjksss

      Excluir
  5. Boa tarde
    Fiquei encantada com tudo:prédios,colorido,natureza.
    Por aqui também,deixar o portão aberto não dá certo não.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maria!

      Obrigada!
      Fique à vontade para curtir tudo, viu?
      É, a violência está crescendo mais e mais, não é?

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  6. Adorei seu blog!Quanta beleza!E temos entre outras coisas ,algo em comum:os gatos!

    Sua capa tá pronta,espero que goste!
    bjs!Nadja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!

      Obrigado amigo!
      Fique à vontade, viu? A casa é sua!
      Gatos...
      Passei a conhecer esses bichanos a pouco tempo, mas como são encantadores, não é?
      Eu conferi e agradeço imensamente!
      Ficou 10! AMEI!
      Você é super, super, viu? Parabéns!
      Muito obrigado!

      Bjksss

      Excluir
  7. Oi Nadja, que venham mais lenha prá queimar assim eu vejo muito mais coisa linda.
    esse poster fez-me lembrar algumas cidades do interior de Pernambuco, as casinhas lindas e
    as ruas em vilarejo. Tudo muito lindo. Baleiro, qt tempo não vejo um. bom dia amiga. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Lenha é o que não faltará, porque cliquei tantas coisas bonitas que vi nesta cidade!
      Fico feliz que esse post despertou doces lembranças em você, amiga!
      Baleiro...
      Eu também não via fazia tempo...
      Amei!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nádia, também enxergo, e como, beleza na degradação, na imperfeição, no objeto judiado pelas marcas do tempo- essa venda parou no tempo e é uma beleza! Quanta coisa bonita vc compartilha connosco. Precisa de sensibilidade para encontrar tanta coisa linda de se ver! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val,

      Fico feliz em saber disso, pois a sensibilidade anda em baixa hoje em dia...
      A recíproca é verdadeira!
      Você também compartilha coisas fantásticas!
      Temos olhos parecidos...
      Sim, é preciso sensibilidade e isso a gente tem de montão, não é?

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque