Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sexta-feira, 4 de julho de 2014

UMA TARDE COM MARI RODRIGUES

Imagem captada na Net


Olá gente bonita!

Hoje vou trazer a pessoa de 
Mari Rodrigues. 
Excelente artista plástica e artesã, Mari tem um espaço muito bacana (Art & Casa) do qual frequento já faz algum tempo.
Além da simpatia e educação dessa moça bonita, o que chamou a minha atenção também foi sua modéstia.
Nosso encontro foi marcado numa linda praia, em Arraial do Cabo/RJ, sendo que depois fomos até à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, conhecer seus lindos trabalhos.

MARI por MARI

Nadja-1) Mari você é uma excelente artista plástica e artesã, quando passou a trilhar nestes caminhos?

Acho que com uns 3 anos de idade rabisquei um livro inteiro com grandes dinossauros. Depois disso, desenhava todo tipo de papel que via pela frente, aos 15 iniciei os cursos e trabalhava fazendo desenhos para etiquetas, aos 17 vendi os primeiros quadros, aos 18 anos desisti de tudo e fiquei sem desenhar mais de um ano. Mas a volta foi inevitável, a arte está dentro de nós e a vocação fala mais alto.

  Nadja-2) Por qual motivo escolheu trabalhar com Arte Sacra e Arte Religiosa?

Fui levada a isso pelo destino. 
Uma vez no grupo jovem precisavam de grandes cartazes para um evento, então eu sugeri que fossem feitos de pano para durar mais. Eu fiz o desenho da Sagrada Família e todos ajudaram a pintar. Desde de então fiquei responsável por todos os painéis na minha paróquia, meu trabalho era doação e não faço ideia de quantos fiz. Nunca fiz curso de pintura, digo que quem me ensinou a pintar foi Jesus, kkkkkk (belo professor, não é?)
Um belo dia, resolvi montar um portfólio e levei a Igreja Matriz de minha cidade, o padre perguntou se eu fazia a Via Sacra, eu disse que sim e sugeri que fizesse em aquarela e ele gostou da ideia. Então eu propus o seguinte, ele me daria parte do dinheiro do valor cobrado, eu compraria o material (eu não tinha dinheiro para comprar) e faria um quadro, se ele gostasse ele encomendaria o restante, se não, eu devolveria o dinheiro (só que eu precisaria pegar emprestado,kkkk)
Ainda bem que ele gostou, isso foi em 2003 e desde de então não fiquei nem um ano sem trabalhar em igrejas.

 Nadja-3) O que você pensa enquanto trabalha com imagens sacras?

Geralmente quando trabalho minha mente se esvazia, foco somente a pintura. As vezes, canto um louvor ou rezo o terço durante o trabalho.

Nadja-4) Além de artista plástica, você também é artesã, gosta de Decoração, e pelo que sei, ama trabalhar com materiais reciclados!
Fale um pouco a respeito disso tudo para nós.

Sempre gostei de decoração, na verdade nunca quis trabalhar com arte, sempre achei que não dava dinheiro, kkkkkk. Queria ser arquiteta, mas comecei a faculdade de publicidade...
Mas a decoração sempre foi minha grande paixão e até hoje tenho vontade de fazer design de interiores ou de móveis. 
Quando criança e adolescente eu fazia crochê, ponto de cruz e bonecas, mas o artesanato entrou de vez na minha vida depois de montar o blog e ver os lindos trabalhos na internet. Assim como a reciclagem, antes eu jogava tudo fora...

  Nadja-5) Gostaria de saber, quais são os seus artistas favoritos?
Cite também algumas obras que aprecia, se desejar.

Apesar de ter sido chamada por uma professora de Leonardo da Vinci, nunca gostei de suas pinturas. Dos antigos, aprecio El Greco e Caravaggio, dos modernos o muralista Diego Rivera e claro, Portinari. Dos contemporâneos, Vik Muniz e a irreverência dos Gêmeos e Toz. 
E não poderia deixar de citar os grandes artistas sacros brasileiros, Claudio Pastro e Sergio Prata. Gosto eclético o meu, mas todos me influenciam de alguma forma.

Obras:

A Cruz do Altar da Basílica de Aparecida - Claudio Pastro



O enterro do Conde de Orgaz - El Greco, quando vi essa pintura eu decidi que queria ser pintora. 

Devia ter uns 12 anos.



Os Imigrantes - Portinari, vi de pertinho no museu, amei.


Acho que todas expressam sentimentos muito fortes.

Nadja-6) Qual obra realizada por você que a marcou profundamente?

A Cúpula da Igreja de São Sebastião, em Niterói -RJ
4 quadros formando uma só obra, A Glória, A Eucaristia, São Sebastião e NSª Auxiliadora. Me marcou pela dificuldade, por conseguir expressar e materializar um desejo, um sentimento (o  padre queria muito essa obra e ficou da forma que ele desejava) e porque, talvez, eu nunca mais faça uma igual...






Nadja-7) Você realizou muitos trabalhos, trabalhos lindos dos quais pude ver em seu espaço, mas existe algum que não encantou os seus olhos?

Sim, Uma pintura que fiz numa igreja e que não gostei por ter ficado muito colorida e exagerada. Eu fiz da maneira que me pediram, mas se fosse hoje eu bateria o pé e faria de outro jeito.



Nadja-8) A maioria dos atores sempre deixa escapar que gostaria de ter atuado em um determinado personagem, 
você como artista plástica, gostaria de realizar algum trabalho em especial? 

O que realmente gostaria, era de ter feito uma faculdade na minha área, acho que isso me abriria outras portas. Mas um trabalho que gostaria de estar presente, seria a nova Catedral Católica em Niterói - RJ, seria uma realização.

Nadja-9) Cite algumas igrejas brasileiras das quais conhece e gostaria de estender o convite aos interessados.

Vou vender meu peixe! Se você vier a cidade de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, não fique na praia o dia inteiro, não fique somente no alto do Pontal do Atalaia admirando o Oceano Atlântico. Visite a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, ela fica logo na entrada da cidade, uma bela construção que mostra o bom gosto do pároco local e obras feitas e restauradas pela artista plástica Mari Rodrigues (euzinha). 
Visite a capela do Santíssimo e deixe Jesus entrar.
 Afinal, Ele bate à sua porta.


Gostou? Fui eu que pintei!

Nadja-10) O que você tem a dizer a respeito da senhora Cecília Giménez que danificou a obra Ecco Homo, do século XIX, na Espanha?

Essa questão é muito estranha, mesmo que ela se oferecesse para fazer o restauro deveriam ter visto um portfólio de seus trabalhos e sendo uma obra antiga e de valor histórico, ela deveria ter feito a restauração na própria igreja sob supervisão. 
Uma vez um padre chegou até mim desesperado, tinha encomendado uma pintura para presentear o bispo e quando foi pegá-la viu que NSª Senhora estava com bigode (não ria, é verdade) aí sobrou pra mim, claro. Tive que refazer quase que por completo a pintura e o tal bigode, que na verdade era o lábio superior ficou devidamente rosado. Salvei o dia e o presente também, rsrsrsrs. Esse pintor e a senhora Cecília devem mudar de ramo. 
E no caso da pintura que ela estragou, não há recuperação, deveriam contratar um BOM pintor para fazer uma réplica da antiga.

Nadja-11) Mari, como consegue conciliar seus trabalhos artísticos com suas tarefas domésticas?

Kkkkkkkkkkk, fico enlouquecida, tento montar vários esquemas. Mas me desdobrar entre casa, filho, marido, blog, loja virtual, produção e ainda ser mulher é algo muito doido. Acordo às 6:30h, na parte da manhã cuido da casa e do blog, a tarde dedico à produção e das 17 às 19:30h da loja. 
Depois tem que lavar a louça do jantar, kkkkkk. 
Ôh vida!

Nadja-12) Na Igreja Santa Rita de Cássia, em Campinas/SP, cidade onde nasci e resido até hoje, décadas atrás, um artista retratou alguns anjos utilizando os rostos de jovens da sociedade. 
Se pedissem para você realizar esse trabalho, quem escolheria para retratar?

Escolheria crianças até 12 anos, depois dessa idade ninguém mais é anjo...

Nadja-13) Vi a imagem de sua mãe quando mocinha e fiquei admirada pela sua beleza.
Por acaso, você já a retratou?

Já, mas na época não ficou muito bom, eu estava meio crua ainda. Hoje, com certeza ficaria. Mas tem um bom tempo que não desenho, por causa das grandes pinturas em igrejas tenho tendinite e o desenho força demais.
Ela realmente era linda, merece um quadro.

Nadja-14) Mari, quais são os desafios que encontra para atuar como artista plástica no Brasil?

Acho que para ganhar muito dinheiro com isso, você precisa ser genial e encontrar quem te promova para o mundo das artes. A formação acadêmica nesse caso é mero apoio, é preciso ter talento natural. O grande desafio é a própria cultura de nosso país, não se dá valor à arte, não se dá valor ao artista. Tem mudado um pouco nos últimos anos em relação ao artesanato que era tido apenas como hobby. 
Mas em relação às artes plástica, ainda tem muito que mudar.

Nadja-15) Quais são as igrejas espalhadas pelo mundo que desejaria conhecer?

A Capela de Sistina - na Itália, Notre Dame - na França, Santa Sofia - na Turquia e as igrejas em Jerusalém.

Nadja-16) Qual é o seu santo (a) de devoção?

Nossa Senhora das Graças e São Judas Tadeu.

  Nadja-17) Qual é a casa dos seus sonhos ou sua casa já é um sonho?

Moro em casa alugada, então o sonho será a minha casa, quando construí-la. 

  Nadja-18) Cinema, televisão, teatro ou leitura?

Amo teatro, apesar de ter muito tempo que não vou, fico com a leitura.

Nadja- 19) O que lhe tira do sério: a insensibilidade ou a ignorância?

Difícil escolher... A insensibilidade.

20) De todas as perguntas que lhe fiz, 
qual desejaria retribuir para mim? Há alguma coisa que desejaria falar da qual não perguntei?  

A 5.

Adorei responder as perguntas e fazer essa entrevista, me diverti. Ri, pensei, lembrei de coisas antigas, vividas, realizadas e não realizadas. Muitas vezes na vida precisamos dar uma parada e observar e com a entrevista fiz isso. Me observei...
Obrigada querida Nadja, por essa oportunidade!

Mari, agradeço a sua participação!
Aprendi muito, fiquei admirada com seus trabalhos artísticos, e penso que a vida deva ser assim, uma troca de conhecimento e experiência.
Quanto ao "bigode" de Nossa Senhora, creio que ela ficou grata com a depilação que recebeu de você... KKK
Com todo respeito, é claro!
Porque o humor também faz parte da vida dos mortais.

27 comentários:

  1. Que linda entrevista! E Arraial do Cabo é tudo de bom e andamos loucos pra ir lá novamente! Se formos um dia, quero ver de perto os trabalhos! Gosto muito do blog e de ver tudo que lá vejo! Muito lindo ,adorei ver ,ler, apreciar a entrevista! beijos às duas,tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      Sim, é um lugar lindo e está bem pertinho de nós, não é?
      Sim, eu também faço questão de ver esses lindos trabalhos!
      Sem contar que a Mari Rodrigues é uma pessoa muito educada!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    2. Obrigada às duas pelo carinho! Sim, Arraial é muto lindo e vou me sentir muito honrada se visitarem a paróquia onde estão meus trabalhos.
      Bjos!

      Excluir
  2. Nadja, ótima entrevista e gostei de conhecer a Mari! Depois vou dar uma volta lá no seu blog...
    Lindos os seus trabalhos artísticos e os seus valores pessoais!...
    Um abraço e vamos torcer pelo Brasil...
    (Nasceu Fragmentos Poéticos!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anete!
      Eu também me surpreendi com seus trabalhos e, mais uma vez, com a sua modéstia.
      Sim, vamos torcer para o Brasil!
      E orar para o Neymar...
      Tadinho!

      Linda semnaa!

      Bjksss

      Excluir
    2. Olá Anete, obrigada. E você será muito bem-vinda no meu cantinho, passe lá!
      Bjos, Mari.

      Excluir
  3. oi Nadja,passando no seu blog pra ver a entrevista da amiga Mari,e me apaixonei pelo seu blog,muito lindo e útil,já estou te seguindo,te convido a me visitar e a me seguir tbém,tenha uma ótima tarde,até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Fique à vontade! A casa é sua!
      Sim, vou visitar o seu espaço, com certeza!
      Obrigada!
      Tenha uma linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    2. Obrigada Anézia, por sua presença. E você tem razão, o blog de Nadja é muito lindo!
      Bjos!

      Excluir
  4. Olá minha amiga, ficou muito grata pela entrevista, pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho. Adorei!!!
    Bom fim de semana.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Fico feliz que tenha gostado!
      E agradeço a sua participação, foi boa demais!
      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  5. Uma bela entrevista,Mari! Seus trabalhos são lindos, muito expressivos. Menina, que dificuldade deve ter sido pintar aquela cúpula, ficou linda!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sonia!
      Sim, os trabalhos da Mari são lindos!
      E certamente aquela cúpula deve ter dado muito trabalho a ela...
      E viva as mulheres!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    2. É Sonia e Nadja, deu muito trabalho, teve muita dificuldade. Foram montadas duas torres de andaimes, mas ainda assim não alcançava todos os espaços, foi preciso por uma "ponte" onde coloquei uma banqueta (que ficava inclinada), eu subia nessa banqueta, e meu marido ficava segurando minhas pernas até que eu terminasse a pintura naquele lugar. Sempre trabalhei com cinto de segurança, mas dava um medinho mesmo assim. Mas tudo valeu à pena!!!
      Bjos!

      Excluir
  6. OI AMIGA, NÃO CONHECIA ESTE SEU DON JORNALÍSTICO!
    MAS AGRADEÇO O BELO PRESENTE QUE NOS OFERECEU NOS DANDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR UMA ARTISTA TÃO BRILHANTE.
    PARABÉNS ÁS DUAS
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania!

      Eu gosto de entrevistar outras pessoas, saber o que pensam e fazem...Rsrsrs
      Sim, foi um presente saber que a nossa amiga Mati Rodrigues é o talento em pessoa!
      E ainda por cima é mulher...
      Antigamente pouquíssimas mulheres se aventuravam por esse caminho, das Artes Plásticas, reservado mais à ala masculina.
      Obrigada e linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    2. Oi Vania!

      Eu gosto de entrevistar outras pessoas, saber o que pensam e fazem...Rsrsrs
      Sim, foi um presente e tanto saber que a nossa amiga Mari Rodrigues é o talento em pessoa!
      E ainda por cima é mulher...
      Antigamente pouquíssimas mulheres se aventuravam por esse caminho, das Artes Plásticas, reservado mais à ala masculina.
      Obrigada e linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    3. Obrigada Vânia e Nadja pelo carinho. E que bom que gostaram de minha arte.
      Bjos!

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei a entrevista!!! Showww....
    Parabéns! Ótimas perguntas!!!!

    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandra!
      Tenha uma linda semana!

      Bjksss

      Excluir
    2. Oi Alessandra por ter vindo e que bom que gostou.
      Bjos!

      Excluir
  8. Oi amiga, passe lá no blog. Tem uma tag para você!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Já passei e respondi!
      Obrigada!
      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  9. Oi Nadja. Demorei voltar aqui. Os dias tem sido corrido por demais pra mim. Mas não esqueço de minhas amigas blogueiras. Fiquei feliz ao ver mais uma amiga entrevistada aqui, aprecio muito o trabalho da Mari, uma artista singular, gostei de como conduziu a entrevista e das belas respostas dela. Parabéns às duas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce!

      Para mim também, amiga!
      Eu disse que meu pai não anda mais ou não disse?
      E ele não aceita cuidador, então minha irmã e eu nos revezamos, o que não tem sido fácil, sabe?
      Mari é gente fina!
      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  10. Oi Nadja adorei a entrevista gosto muito dos trabalhos da Mary e digo o blog dela beijos Eliane Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!

      Obrigada!
      Eu também gosto dos trabalhos da Mari!
      Ela é super gente fina!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque