Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novela Lado a Lado/Belle Époque



Ontem estreou a novela Lado a Ladona Rede Globo, ambientada no início do século XX, 
na cidade do Rio de Janeiro, época conhecida como Belle Époque.
Essa fase otimista, romântica, inovadora e elegante na área artística, intelectual, Moda/Decoração, começou em 1890 na Europa e terminou por volta de 1914 com a Primeira Guerra Mundial.
Logo abaixo algumas imagens que retratam essa fase de puro romantismo e que nos influencia até hoje:















Art Nouveau - estilo predominante da época





 
Confeitaria Colombo/RJ




Vila Penteado (arquiteto Carlos Eckman) - atual FAU- USP, a maior mansão 
Art Nouveau do Brasil, construída para abrigar a família do Conde Álvares Penteado e do seu genro Antonio Prado Jr.






 

 Patrícia Pillar, perfeita entre rendas e pérolas na pele da sórdida Constância.


 O núcleo pobre que mora no Morro da Conceição, constituído basicamente por negros e mestiços, ex-escravos e descendentes dos mesmos, teve o figurino baseado na Bahia. Muitas amarrações, turbantes, cores brancas e neutras predominam o visual dos personagens.
E aí, vai perder mais um capítulo dessa bela novela de época? 

 "O natural também é uma pose" 

Oscar Wilde

6 comentários:

  1. Nadja,
    eu também fiquei encantada com o primeiro capítulo desta nova novela.
    Fiquei imprecionada com a riqueza de senário e os figurinos de época, impecáveis !!!
    Valerá a pena assistir e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais desta época.
    Lindo post...adoreiii!!!
    beijinhos!
    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  2. Oi Nadja,
    eu tinha certeza que alguém ia falar sobre essa novela. Que bom que foi você!! Está realmente linda demais, o figurino é fantástico.
    Eu não sei se sou daquela época ou dos anos 20 onde passa a novela chocolate com pimenta. Adoro tudo, do figurino a decoração!!
    Beijos!
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia!

    Ufa, acabei de chegar das compras! Infelizmente perdi o capítulo de hoje, mas tudo bem, assisto mais tarde por aqui mesmo.
    Menina, olhei, olhei o seu espaço e acabei me esquecendo de fazer parte dele! É a idade...rs
    Que peças lindas você faz, meus parabéns! Já sou sua seguidora!
    Olha, nem me fale em colocar fogo no mato, viu? Aqui na minha cidade as pessoas tem esse hábito feio tb, viu? Deveriam ter leis punitivas, você não acha?

    Obrigada pela visita!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone!

    Realmente é uma época encantadora da qual gosto muito!
    Pessoalmente gosto de ambas épocas! Pena que Chocolate com Pimenta tenha terminado, era uma delicia de novela, né?
    Fico feliz que você goste de tudo isso tb!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo!
    Agora é que percebi que esqueci de assistir a novela!
    não costumo ver nenhuma delas, mas essa me pareceu se atrativa, devido esse estilo Art noveau.
    gosto muito!
    Realmente esse estilo ainda está presente entre nós, como exemplo essa luminária linda que você colocou a imagem.
    Eu conheci a confeitaria Colombo, muito linda com esse tipo de decoração! É uma delícia estar ali, mas não fui feliz quando pedi um Brownie com sorvete. Estava duro, e eu não reclamei porque estava com a nora.Não quis me estressar no momento. Rimos muito!
    Amanhã vou assistir essa novela, lembrando de você!
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Zizi!

    Foi muito gostoso fazê-lo, porque acabei encontrando um material muito legal pela frente!
    Hoje não vi a novela, pois havia saído, mas assisti o primeiro capitulo e garanto que é linda!
    O cenário, o figurino, os atores, tudo é muito bem feito! Quando for ao Rio, pretendo ir à Confeitaria Colombo, mas não vou pedir Brownie com sorvete! (rs)
    Nessa hora é melhor não estressar mesmo, viu? Estraga o dia.
    Assista sim, você vai gostar!

    Bjksss

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque