Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 12 de março de 2015

Passeando em Curitiba/PR - Parte 04 - Feira do Largo da Ordem

Photos by Nadja P.

No post anterior, eu não disse aonde estava.
Mas deu pra imaginar, não é?
Hehehe


FEIRA DO LARGO DA ORDEM

Feira do Largo da Ordem que ocorre  
 em Curitiba/PR, acomoda cerca de mil barracas!
Um mundão de Artesanato/Artes Plásticas que   perdemos de vista.
Captei algumas coisas legais...










PARABÉNS A TODOS QUE EXPUSERAM SEUS TRABALHOS E PEÇAS NESTA LINDA FEIRA!

 Em especial parabenizo uma pessoa muuuito legal que conheci por lá!

HÉLIO LEITES

Artista plástico, poeta, ex-economista 
(eu nem sabia), dono de uma criatividade espetacular!



"Comecei a trabalhar com esses materiais no dia em que eu descobri o que havia sobrado pra mim. 
Mas sempre tive interesse por esse ‘lixo’. Com mais ou menos sete anos, eu olhava o cabo da vassoura e pensava em uma sereia. Foi meu primeiro boneco”, relembra o artista. Todas as suas obras possuem nomes e, principalmente, uma história. “Sermão aos peixes”, “Nossa Senhora da Luz dentro da caixa de fósforo” e “Finalizador de TPM”, são alguns dos trabalhos mais vendidos. Já “Canonização de Santa Helena Kolody”, “Sócrates”, “Duas mortes de São Sebastião” e “Auto de Natal“ são invendáveis e vão compor um novo projeto de Leites: uma galeria ambulante com peças que o artista não vende, prestando assim uma homenagem à memória do artesão."


"Às vezes as pessoas dormem preocupadas com manchas solares que estão a milhões de quilômetros da Terra, ou seja, as pessoas ficam se preocupando só com o que estão longe e perdem o que está perto." - Hélio Leites

Cheguei em sua barraca sem saber quem ele era, mas logo fiquei apaixonada pelas suas obras.
Mas Hélio Leites é um artista diferente.
Ele cria poesias e estórias enquanto conversa com a gente.
Cada peça tem seu próprio nome e sua devida estória.
 E assim ele passa a encantar nossos minutos como um Mago, um mágico das palavras sábias, 
eu diria. 
Há uma citação que diz: 
"Nada se cria, tudo se copia".
 Que mentira deslavada!
Sejamos humildes em reconhecer que existem
 gênios em todas as áreas. Sim, gênios que nasceram para criar e inspirar outros.
Hélio Leites é um desses. 
Pessoa desprovida de vaidade, aquela vaidade tonta que alimenta o ego dos pobres humanos,
por outro lado,  é um artista repleto de talento, aquele talento que enriquece o espírito, sabe?
Quando vi seus trabalhos, exclamei: 
Você é um artista plástico e tanto, hein?
Ele sorriu e nada disse.


"Pego uma lata de sardinha, transformo no “Sermão dos Peixes” e tento vender por R$ 100,00. Depois que eu consigo vender a obra muda de nome e  vira “O milagre”. Vai dizer que não é um milagre conseguir vender uma lata de sardinha, sem sardinha, por esse valor? Eu faço aquilo que a Santa Helena descreveu em um poema que fez pra mim: Eu conto a história do fogo dentro da caixa de fósforos." - Hélio Leites

A pouco li sobre ele e descobri que é formado pela Faculdade de Belas Artes do Paraná.
Além de artista plástico, cursou Economia, mas depois de um tempo largou tudo para viver do jeito que realmente queria.
Corajoso!




"Quanto mais pobre é o templo, mas nobre é o exemplo."  

Hélio Leites


Gotas mágicas do Amor,  Gotas da Alegria.
É assim que defino essa obra de Hélio Leites
feita com vidrinhos de remédios.
Criatividade manual e mental dá nisso!
Os vidros de remédios, vazios, logo, ficam cheios diante de sua criatividade.
Maravilha!
E o que dizer das Miniaturas lindas e cheias de vida?



"São Longuinho", à esquerda, aquele que faz você dar três pulinhos, lembra?
Eu não sei o qual seria a estória da segunda peça, 
a Peneira com o santinho.
Hummm...
"Separando as virtudes dos pecados"
O que acha, Hélio?


Bastou um pequeno tubo de pomada para 
Hélio Leites criar uma peça com personagens e tudo mais. 


Ah, uma minúscula bailarina e a noz!
Quem seria ela?
Homenagem à Margot Fonteyn - disse ele.
Fantástico, não é?






SURPRESAAA!!!


Hora de partir...
 Pena, ficaria o dia inteiro papeando com esse
ser encantador, cujo nome é Hélio Leites.
Acabei ganhando um presente, veja só! 
O que é?
Ah, mostrarei mais adiante, tá bom?
Enfim, aprendi muito com esse artista que lida com a Arte e o Amor ao mesmo tempo.
Suas peças vão além de criativas, são profundamente tocantes no sentido de fazer a gente refletir a respeito de muitas coisas de real valor. 


Fica com Deus, meu lindo!
E continue do jeitinho que está: feliz com sua própria vida.

"Nunca tenha vergonha de criar!"

Hélio Leites

16 comentários:

  1. Nooooossa, que coisa mais legal! Essa feira é maravilhosa e lá cores não faltam. Uma delas foi o encontro com Hélio Leite que valeu muito,não? Beleza de oportunidades que aq vida dá! Adorei! Fiquei curiosa do presente! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo, Chica!
      Foi uma alegria conhecer esa figura sensível e inteligente ao mesmo tempo.Amei a feira também!
      Pode deixar que mostrarei npo final, viu?
      Tudo de bom e Bjksss na Mariana!

      Bjksss

      Excluir
  2. Coragem e criatividade reunidas em uma só pessoa. Grande,Hélio!
    Adorei a feira de livros, me perderia por ali.
    Abraço!
    Sonia
    P.S. Como vai o netinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sonia!
      Acabei de ver a entrevista do Hélio leites no Provocações.
      Muito boa essa oportunidade de colocar os livros na feira, não é?
      O netinho está lindo!

      Bjksss

      Excluir
  3. Oi amiga, que linda postagem, quanta sensibilidade. Adorei conhecer o Hélio Leites. Parabéns também, pelas fotos. Adooooro!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Obrigada!
      Um homem de extrema sensibilidade e inteligância, viu?
      Fico feliz que tenha gostado!
      Eu também AMO tudo isso!

      Bjksss

      Excluir
  4. Proveitoso seu passeio em Curitiba Nadja.Já bati muita perna nessa feira do Largo da Ordem,difícil é andar pelos corredores,que fica repleto.Vale a pena,se encontra muita coisa interessante e pessoas também,como o Sr. Hélio que abusa da criatividade.
    Bençãos e a proteção de Deus para o Álvaro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Maria!
      Roemos até o osso...Rsrsrs
      A gente sempre aproveita e explora o lado cultural de nossos passeios.
      Verdade! Mas até que neste não havia muita, viu?
      Deu pra ver tudo com calma.
      Hélio é 10!
      Obrigada ! O Àlvaro agradece também seu carinho!

      Bjksss

      Excluir
  5. Eu tinha certeza q vc iria na Feira Largo da Ordem , lugar q com certeza eu teria um tico tico...rsrs! Interessante este artista q vc nos apresenta , gostei mto de uma peça , talvez seja um santuário ou oratório, fiquei aqui namorando.
    Estou curtindo o passeio .
    Abços Mª Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Eu nunca perco essas Feiras!
      Nossa, quantas coisas bacanas, interessantes e criativas, viu?
      Sim, o Oaratório uma graça, mas a conversa com Hélio nem me fez vê-lo direito.
      Fique à vontade!

      Bjksss

      Excluir
  6. Delicia passear....E dona Nadja é uma passiadeira de mão cheia,com a maquina prontinha pra registrar,,,,tudinho! Maravilhoso conhecer lugares e pessoas por onde passamos.Uma ideia.... vai ajuntando todo esse maravilhoso material, que pode dar um livro e tanto!!!!quem sabe....fico na torcida...bjokas amiga >3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mada!

      Nem me fala!
      Por mim passearia assim todos os dias.
      Minha máquina e eu somos uma pessoa só...Rsrsrs
      Um hobby que amo de paixão!
      Puxa Mada, sabe que outras amigas j´´a me disseram isso em tempos atrás?
      Olha que vou cometer essa loucura, hein? KKK
      Mas seria legal, pois sou sincera nas minhas observações.
      Uma amiga que vem acompanhando minhas fotos pelo Face, ficou tão animada, que já decidiu conhecer Curitiba com o marido, acredita?
      Minha linda, grata pela ideia e o carinho, viu?
      Fiquei feliz ao vê-la aqui também!
      Quem sabe um dia...

      Bjksss

      Excluir
  7. Ah, que belo achado amiga.
    Uma hora com um ser deste é lembrança para toda vida e aprendizado de viver do simples com criatividade.
    Depois de tudo que li arrisco a dizer que o santinho na peneira. Seria o milagre dos pescadores que lançaram as redes e não aguentaram de tanto peixe.
    Lindas imagens deste espaço, amei as camisetas alusivas à Consciência Negra.
    Um lindo fim de semana e grato por nos trazer Curitiba com todos seus encantos.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bju de paz.
    Carinho para o Alvaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Toninho!
      Acabei de ver a entrevista do Hélio no Programa Provocações.
      O cara é 10, viu?
      Ah, que legal! Puxa, que fantástica sua visão diante desta obra do Hélio!
      Ele ficaria muito feliz se soubesse disso.
      Veja, como é bacana esse lance da gente dividir as ideias, não é? Justamente uma obra que não é nossa, mas de outro.
      A Arte deve caminhar assim mesma!
      Sim, foi a primeira coisa que vi quando cheguei lá, essas lindas camisetas alusivas à Consciência Negra!
      Obrigado!
      Desejo o mesmo a você, caro amigo!

      Abraços negros

      Excluir
  8. Bem Nadja...como sempre uma bela postagem!
    È excelente encontrarmos pessoas que fazem a diferença e a feira pareceu-me bem interessante!
    Bom fim de semana! e Bj amigo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Graça!
    Sim, com certeza!
    Gostei da feira também! Bastante diversificada nas suas mais de cem barracas.

    Bjksss

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque