Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

WABI SABI - Aprendendo a ver o invisível

Simplicidade

Sempre comento que sou uma pessoa simples, portanto, gosto de coisas simples.
Meu estilo preferido na decoração é o rústico mesclado com oriental com toques do barroco mineiro.
Peças luxuosas, de marca, não me deixam deslumbrada, embora também sei reconhecer a beleza/valor de tais.
O que me deixa excitada, na verdade, são as peças simples, feitas de madeira, cerâmica, palha, barro, pedras, conchas, materiais extraídos da natureza. De preferência aquelas com aparência gasta, nada certinhas.
Essas imagens me dão prazer, me fazem refletir muitas coisas, pois vejo beleza e profundidade além de suas formas imperfeitas.
Coincidentemente, encontrei um texto que diz tudo o que penso sobre a SIMPLICIDADE na decoração.
Não somente no sentido físico, mas espiritual.


***

WABI SABI- Aprendendo a ver o invisível



Tentar definir o que é wabi sabi em termos físicos seria como explicar o sabor de um pedaço de chocolate pela sua cor e forma a alguém que nunca o experimentou

.O que é Wabi Sabi?


Pergunte para um japonês e haverá um longo silêncio. Faça a mesma pergunta para um americano e ele responderá rapidamente – “É a beleza das coisas imperfeitas!”

Por que os japoneses relutam na hora de responder sobre o significado de Wabi Sabi? Estariam eles procurando por uma resposta diferente ?


Kakuzo Okakura, autor do clássico The Book of Tea, tenta traduzir – “ como se fosseo avesso de um brocado, todas as linhas estão lá, mas não a sutileza da cor e do desenho.
Os ocidentais tendem a associar wabi sabi a características físicas como imperfeição, rusticidade, velho ou gasto, etc. Embora Wabi Sabi até engoble essas qualidades, essas não são nem suficientes nem adequadas a essência do conceito.


Wabi Sabi não está atrelado rigidamente a uma lista de traços físicos. Ao contrário disso, é uma consciência profunda que transcende a aparência estética. Pode ser sentido, raramente verbalizado e muito menos definido. Se você focar o físico, verá somente o avesso do brocado e sua beleza real permanecerá escondida.


Para se ver a verdadeira essência deve-se olhar além das aparências.


TIM Wong, Ph.D. & Akiko Hirano, Ph.D.






Algumas características da estética do Wabi Sabi são assimetria, aspereza, simplicidade, modéstia, intimidade e também sugere um processo natural




Entre dez pessoas, nove poderão encarar uma velha peça de madeira ou um monte de areia socado no pote de vidro, como simples tranqueiras. Uma apenas será capaz de ver alguma profundidade nisso tudo. Não é nem uma questão cultural, penso eu, mas o fator de ter ou não ter a plena sensibilidade!

Afinal:


"Para se ver a verdadeira essência deve-se olhar além das aparências"


 Tim Wong

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque