Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Passeando em Jacutinga/MG - Parte 02

Photos by Nadja P.

 Arquitetura...
Amo até mais do que Decoração!
E durantes meus passeios não deixo de clicar 
as residências e os prédios antigos que encontro pela frente.
Em Jacutinga/MG não foi diferente.




Lindos imóveis, verdadeiros registros de uma época onde o capricho nos detalhes arquitetônicos era fundamental!

CASA AMARELA


Fiquei encantada por essa residência antiga, 
agora, restaurada e pintada na cor amarela!
Eu diria que é a minha cara, a cara da 
Nadja (Cacareco's).
Graciosa e simples, quatro janelões com jardineiras floridas e uma porta compõe sua fachada. 
Parabéns à proprietária (o)! 
Excelente restauração!








CASA VERDE ÁGUA


Alguém pode me emprestar uma tesoura?
    Porque morro de vontade de cortar esses 
fios elétricos que poluem o visual!
Enfim, vamos ao que interessa...
Essa residência na cor verde água é de outro estilo, porém, caiu na minha graça.
Amo sua cor também!
 Além de apreciar seus ornamentos pintados de ouro velho, fiquei apaixonada pelas lindas rosas que decoram a entrada. 











Notei uma mimosa  fonte de água no jardim...

CASA MOSTARDA

Neoclássica e aconchegante.
Uma graça a pequena varanda com cadeiras 
de ferro, estofadas com tecido floral, desta enorme  residência na cor mostarda
  O postinho deu um charme a mais no canteiro de flores.
       Se eu fosse a proprietária, plantaria uma árvore no jardim...










OUTRAS ANTIGAS RESIDÊNCIAS DE JACUTINGA/MG

Lembrando que os velhos quintais tinham 
árvores frutíferas, flores, plantas medicinais, hortas e... terra.
Tempo bom!
Logo abaixo outras residências antigas com seus devidos estilos e características próprias.
São como a gente.
Cada uma com sua própria beleza.














CASA & INFÂNCIA

A residência abaixo, na cor cremelembrou bem a segunda casa pela qual residi na infância.
 Ela já não existi mais, porém, continua firme na minha memória!
   O arco da varanda, a porta com visor, os degraus, o muro baixinho bem como o portãozinho de ferro são iguais à antiga casa que meus pais residiram na década de 60.  








CORES


Assim que vi esse muro pintado de 
"azul pavão" com nuances azul claro
pedi ao Maridão para clicar a minha pessoa.
           Amei o resultado, pois é uma tonalidade que venho utilizando muito nas minhas arteirices.





ANTIGAS CASAS, CASAS COLORIDAS

     Acho super legal quando vejo
residências antigas pintadas com tinta colorida!
Uma iniciativa que revitaliza as fachadas, dando-lhes novos ares sem propriamente descaracterizar os antigos imóveis.
 Ah, essa tonalidade  lilás me fez lembrar da amiga blogueira Camomila (Camomila Rosa e Alecrim).
  Ela costuma usá-la nas suas arteirices, mas em um tom mais claro.

RECRIA O VISUAL E RECRIA A VIDA!


Cora Coralina estava certa!

17 comentários:

  1. Acompanhei a parte 02 com vibração... Viajei junto... Lindas casas restauradas... Fotos que trazem vida e novos retoques, com suas vivas narrações, Nadja...

    Um grande abraço... Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete!

      Eu também amei observar as casas restauradas!
      Sinal que a memória está sendo preservada, mas é aquilo, ainda existem muitos imóveis que precisam de ajuda.

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  2. Que beleza essas casas e a que mais gostei foi da amarela.Vamos ter que dividir!rs Mas deixa eu dizer uma coisa. Sabes que as minhas casas todas quando era pequena, nunca deixavam de ter esse arco. Adoro e adorava, desde pequena. Estranho,né? Adorei todas as fotos, casas,flores, pedaços de déu azul. O feio mesmo são os fios... bjs,m chica e linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!

      Eu também fiquei apaixonada pela casa amarela!
      A gente dividi, pois a casa é enorme. Rsrsrs
      Era moda construir este estilo de casa com arco na varanda...
      Qualquer dia saio clicando essas casas em minha cidade, ainda existem bastante!
      Esses fios são horrorosos!
      Me empresta uma tesoura...KKK

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  3. olá Nadja,passando pra fazer uma visita e te dizer que coisa mais linda esses casarões antigos,sou apaixonada por eles,tudo que remete ao passado é uma paixão pra mim,continue fotografando essas belas imagens,e eu aqui ficarei com meus devaneios e lembranças da minha infancia,onde comtemplei muitos casarões nas sedes de fazendas onde meus parentes moravam e que hoje não existem mais,pq foram encobertos pelo rio Tietê,na cidade de Pongaí,interior de São Paulo,que pena,né.Tenha uma ótima semana,bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anézia!

      Eu também amo casarões antigos!
      Se pudesse moraria em um deles, principalmente naqueles de fazenda, como comentou.
      Que pena!
      Fico triste ao saber disso...
      Foi-se embora parte da história!
      Mas vamos curtir o que encontramos pela frente, não é?

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  4. Maravilhosas esses casarões antigos , todos com sua beleza e cor ,
    eu nem saberia qual que gostei mais!
    lindo passeio!


    boa semana bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!

      Maravilhosos mesmos!
      São charmosos, elegantes.
      Eu amei o amarelo, mas ficaria com todos!
      Obrigada!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  5. Estas últimas casas também me lembraram a infância... Achei a cidade tão limpinha, é assim mesmo ou vc escolheu bem a posição das fotos? rss...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania!

      Acho que esse estilo de arquitetura marcou a infância de muita gente, não é?
      Sim, a cidade é muito limpa, excelente observação!
      Não é pichada também!
      Notei isso, mas não comentei nos posts. Rsrsrs

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  6. Que chic!!! meu nome em seu Blog lindo! O lilás lavanda é mesmo encantador!
    Mais uma vez estou encantada com todas as fotos...mas a da casa da infância com a foto de frente da varanda e a arvore cobrindo um pouco ficou divina!!!
    Minha câmera não possui zoom e quando vejo casas ou animais que quero fotografar fico só na vontade, ou acabo fazendo a foto de longe, hehehe, um dia quero uma lente que me permita chegar mais perto e ver mais detalhes!
    Mas estou amando seus passeios e seus olhares das cidades...que eu pensava que conhecia, mas na verdade não conhecia nada!
    Vc precisa visitar São Tomé das Letras-MG, ahhhh, queria muito ver seus olhares daquela cidade!
    Eu fui 3 vezes, mas nas duas primeiras estava sem câmera e na terceira estava com os filhos pequenos e quase não fiz fotos! Lugar lindo de se fotografar!
    Beijos Nadja!!! Lindo dia colorido em azul pavão em sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camomila!

      Obrigada!
      Pensei em você quando vi essa cor embora costume usar mais claro, não é?
      E a cortininha, reparou?
      É do mesmo tom da pintura, uma graça!
      Sim, existem lentes que proporcionam chegar bem perto, mas a minha máquina tem um zoom potente de 60 vezes embora seja semi profissional.
      Acho bem mais prática!
      Pois é, cada um tem um olhar...
      É a primeira vez que exploro a cidade de Jacutinga com olhar de fotógrafa. E acabei descobrindo tantas coisas bonitas e interessantes que serão postadas no decorrer desta semana!
      São Tomé das Letras...
      Um dia quase fomos pra lá, mas depois mudamos o trajeto.Rsrsrs
      Sim, sei que vou amar esse lugar!
      Na próxima você desconta todas as vezes que foi e não pode fotografar...Rsrsrs
      Obrigada!
      Desejo o mesmo a você!
      Ah, tô fascinada com essa cor "azul pavão"...KKK

      LIndo dia!

      Bjksss

      Excluir
  7. As fotos retratam fielmente a beleza do casario!
    Parabéns pela beleza dos momentos fotográficos!!!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      A gente tem que aproveitar e registrar, não é?

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  8. Lindos cliques, e belas imagens!!! Amei a casa amarela!!!
    É linda.
    Parabéns e continue com lindos passeios!!!
    Um lindo dia
    Nely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nely!

      Obrigada!
      Ela é linda, não é?
      Divido-a com você e a Chica, pode ser? KKK
      Hoje tem mais...
      Aliás, nesta semana inteira!
      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  9. Que prédios lindos !!! Adorei os jardins .Aquela casa amarela com a linda jadineira ,amei de paixão.Beijos

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque