Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Arte & História no Cemitério da Saudade - Campinas/SP - Finados

Photos by Nadja P.

Finados


Hoje vou dar uma pausa na viagem que fizemos 
a Campos do Jordão/SP, para homenagear 
aqueles que partiram.
Não considerem sinistro esse post, ao contrário, vejam por meio de outros parâmetros as imagens que cliquei em um dos cemitérios mais importantes do Brasil por conta da beleza arquitetônica.  

Cemitério da Saudade - Campinas/SP


Em 2013, Maridão e eu estivemos no mesmo cemitério, fotografando e admirando a Arte Tumular.  



MARÇO/2015

 Maridão e eu participamos de um 
Encontro Fotográfico, na companhia de amigos, realizado no Cemitério da Saudade, em nossa cidade. 
Fundado em 1880, é um dos mais importantes cemitérios do Brasil, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas.


Admiração

Desde criança sempre gostei de visitá-lo com 
a minha mãe.
 Eu ficava ficava quietinha, admirando as esculturas.  
Para a maioria, cemitérios são lugares tristes, dignos de serem visitados apenas nos sepultamentos de familiares e amigos.
Eu os vejo como uma exposição de arte à céu aberto, precisamente os antigos, um lugar de reflexão também. 
Por isso, encara-os com menos peso e mais leveza.


MORTE



A MORTE é sempre encarada com muita dor e tristeza.
Reconheço que seja uma situação da qual nunca estaremos plenamente preparados. 
Mas, a VIDA também não é fácil, pois nem tudo são flores.
Os espinhos existem e machucam, sangram.
 Por vezes, dói mais observar um ente querido padecendo duramente sobre um leito de hospital do que sepultá-lo, penso eu.






Por qual motivo as pessoas devem circular no cemitério somente com "cara de velório"?






Se cremos na Vida eterna, e eu creio nisso, levantemos nossas cabeças e dai-mos graças ao Senhor!

"...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu vencio mundo."

Jesus Cristo

ARTE TUMULAR

 Esculpidas em mármore de carrara, bronze, 
cobre, granito e latão, obras dos artistas Tomagnini, J. Rosadas, Velez, Albertini e Collucini, as obras de arte expostas no 
Cemitério da Saudade, em Campinas/SP, 
chamam atenção pela beleza.
O filme Memórias Póstumas de Brás Cubas 
(2001) teve algumas de suas cenas filmadas aqui.

































































Monumento-Túmulo ao 
Soldado Constitucionalista de 1932
















"Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte." 

 Sigmund Freud

18 comentários:

  1. Quando eu era pequena gostava de visitar, hoje já não mais

    bjokas e um feliz feriado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente muda quando se torna adulta, não é?

      Feliz dia!

      Bjksss

      Excluir
  2. Oi Nadja,aqui também há nos cemitérios imagens seculares,maravilhosas,só que eu não vou mais
    fazer as visitas,uma por saber que meus entes queridos já não estão mais lá(somente a matéria)e outra por haver
    muitos assaltos.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!

      Realmente a violência permeia em todos os lugares. E os cemitérios não estão fora disso.
      Tempos atrás, visitei o Cemitário da Consolação com o pessoal da escola e a professora de História.
      F oi um passeio cultural bastante proveitoso.
      Preciso voltar lá!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  3. A arte tumular desperta em nós fortes emoções!
    Uma ida ao cemitério faz-nos pensar sempre na VIDA e no temor à MORTE!!!
    Bj amigo e belos registos Nadja!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprecio muito a Arte Tumular, Graça!
      Acho-a linda e tocante.
      Sim, uma excelente reflexão que podemos fazer diante de nossa única certeza: a morte.
      Obrigada!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  4. Oi, Nadja, seu poster nos leva a refletirmos em nossa vida. No cemitério lemos frases profundas. No tumulo do meu falecido marido eu mandei gravar uma frase que encontrei numa agenda dele. que diz assim: "A morte é o fim do discurso do homem e o início do discurso de Deus"
    Se eu não me engano uma das primeiras postagem em que eu te conheci aqui na internet foi de um poster feito no cemitério. Me chamou atenção. É isso amiga a morte sempre nos leva a refletirmos de que um dia nós também seremos um deles. Mas assim como vc eu não temo, como creio na vida eterna, sei que ainda teremos uma vida muito melhor do que essa daqui. Ao lado de nosso criador Deus, hoje cedinho estava lendo na Bíblia João 14:6 o próprio Jesus disse: "não fiquem triste, vou preparar lugar para vcs e qd eu os for levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vos também. É nisso que eu creio. Uma boa noite prá ti querida. Amo você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Verdade...
      Gosto de ler as frase também! Você me deu uma excelente ideia, viu?
      Na próxima visita a esse cemitério, vou fotografar algumas frases.
      Ah, que linda frase! Parabéns pela escolha!
      Sim, eu não temo a morte, mas a dor, ah, isso me deixa assustada.
      Eu gosto muito deste texto, Nal! È uma promessa boa, sem dúvida!
      E continuemos formes até que nossa hora chegue.

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  5. Há muito de lindo na antiga arte tumular! Mas ,confesso, não tenho mais ido ao cemitério! nem para visitar os meus parentes.Faço uma oração e elevo o pensamento. Lindo teu post! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Chica!
      Pére-Lachaise, em Paris por exemplo, é um ponto turístico muito requisitado pelas obras e os nomes que estampam as lápides.
      Eu vou para fotografar, admirar a Arte Tumular. Pra falar a verdade, não costumo rezar em cemitério.
      Obrigada!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  6. Boa noite querida amiga hoje neste dia que relembramos os nossos entes queridos que já partiram deste mundo ,a morte para mim com certeza pode ser algo triste porque nesse momento perdemos alguém que fazia parte da nossa vida ,mas também para mim nunca será um fim mas um princípio ,somos pó e em pó nos tornaremos ,mas nunca nos podemos esquecer que nós próprios estamos a caminhar para a vida eterna querida amiga ,que cada um de nós possa viver a vida não como um fim mas como um princípio de tudo,desejo-lhe uma semana muito feliz ,beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Emanuel!

      Sim, a morte é algo muito triste.
      E vocês, portugueses, encaram esse assunto com pesar, sei disso.
      Mas como a fé é a nossa âncora, a esperança na vida eterna é o melhor acalento nessa hora.
      E vamos que vamos! Vivendo e vivendo.

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  7. Oi Nadja
    Nem todas as imagens abriram mas as que eu vi são verdadeiras obras de arte
    Vejo o cemitério como um espaço onde fazemos nossas reflexões e orações
    Não vejo ali motivos para tristezas e lamentações
    Um belo post minha linda
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracita!

      Ah, que pena!
      Penso como você.
      Para mim, funcionam também como museus à céu aberto.
      Me sinto muito bem caminhando por lá.
      Obrigada!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nadja, saudade
    daqui e de vc.
    Maravilhosa postagem!
    Bjins pra vc
    E pro Álvaro.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia, saudade de você também!
      Obrigada!
      Agradeço o carinho! Vou enviar seu beijinho a ele,

      Bjksss a todos aí!

      Excluir
  9. Vou dizer que achei lindo amiga.
    Cada imagem é uma arte rara.
    Os anjos estão maravilhosos.
    Concordo com esta cosia de cara amarradinha em cemitério está por fora.
    Boas informações sobre o espaço e sua historia.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Toninho!
      A Arte Tumular é maravilhosa! Amo, sabia?
      Sim, cemitérios não se resumem em sofrimento, ali existe Arte e História.
      Acima de tudo, esperança de vida.

      Abraços

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque