Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de Setembro - Dia da Árvore - Minhas amadas vizinhas

Photos by Nadja P.

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


CAPA: Árvore que te quero bem!

Guardo boas lembranças desta data!
Na escola sempre fui motivada a criar uma redação com esse tema e preparar cartazes. 
Com certeza, ela deve ser homenageada!
Mesmo que tenha perdido a cabeça.


"Adoro a natureza e sempre que abatem uma árvore (aqui acontece por vezes e até tenho falado nisso), minha alma sangra com a árvore!

Ailime

Falar das coisa boas que as árvores proporcionam,  renderiam vários posts!
Além das belas flores, dos saborosos frutos, 
das generosas sementes, dos resistentes abrigos aos pássaros e seus ninhos, das gostosas e refrescantes sombras, fora tudo isso, existe o processo da fotossíntese, ensinado nas aulas de Ciências Naturais.
A lista de benefícios é enooorme! 


MEDO


Quando bem pequena, eu morria de medo 
 das grandes árvores, que bobagem! 
  Imaginava que eram gigantes como aquelas  retratadas em algumas estórias dos 
Contos Infantis.
Elas não deixam de ser "gigantes", sem dúvida, mas são boazinhas!


"Sem elas tudo fica mais difícil e precisamos incentivar a presença delas, desde os nossos condomínios e praças..."

Toninho

REGIÃO SUPER ARBORIZADA


Todas as árvores publicadas deste post foram clicadas na região onde moro.
Lugar privilegiado pelo verde, graças a Deus!
   Por aqui temos várias reservas de matas nativas.
   Uma delas, fica bem ao lado do condomínio onde moro.



"Um viva à Natureza que nos proporciona tanta beleza!"

Sonia Tolfo


"Viva mesmo! árvores, flores, pessoas conscientes, florestas, alegria, vida! Precisamos disso!"

Chica 



Por toda a região o verde está presente.
Seja nas matas nativas, nos parques públicos 
(Parque das Águas e Bosque dos Guarantãs) bem como nas avenidas, ruas e calçadas.













INOCÊNCIA



Após perder o medo das grandes árvores, passei  
 acreditar que algumas espécies pudessem dar outras coisas além de flores e frutos.
Diante de uma fase difícil na vida do meu pai,  pedia a Deus que fizesse florescer 
cédulas de dinheiro em certas árvores, para que ele pudesse saldar suas dívidas.
Santa Ingenuidade! 
Afinal, na infância é possível acreditar em um monte de coisas sem parecer medíocre. 
Nenhuma árvore atendeu o meu pedido tresloucado, claaaro!
 Porém, Deus na sua magnitude, deu forças ao meu pai para que levantasse a cabeça e seguisse em frente, trabalhando dignamente por muito tempo. 
    E assim, ele liquidou as dívidas e refez sua vida.
 Havia perdido muita coisa, coitado, mas recuperou a paz.
Eu?
Perdi o medo, a inocência, mas ganhei conscientização de que é preciso 
RESPEITAR E AMAR as árvores. 
Viva as árvores!
Sábias e velhas amigas da Humanidade.
Já abraçou uma árvore?
É tão gostoso!

Linda semana com muito verde!










"A natureza é sábia e justa. 
O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." 

Humberto de Campos

24 comentários:

  1. São sempre lindas,nos dão sombra em dias quentes e muitas flores na chegada da Primavera.
    Feliz dia da árvore amiga Nadja.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carmen!
      Abençoadas sejam as árvores.
      Obrigada, desejo o mesmo a você!

      Bjksss

      Excluir
  2. Bom dia Nadja
    Que essas lindezas sejam preservadas para que os nossos olhos possam contemplar toda essa beleza
    Parabéns pelo lindo post
    Uma semana de paz
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tarde Gracita!

      Assim seja!
      Vamos torcer e colaborar para isso.
      Obrigada!

      Uma semana de paz para você também!

      Bjksss

      Excluir
  3. Que lindas árvores e fotos e tuas palavras, claro! Abraçar árvores nos energiza muito e faz bem. Obrigadão pelo carinho e vamos simbora nessa semana e sempre! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      São lindas e generosas.Com certeza! É muito bom abraçar uma árvore!
      Simbora porque avida não para!

      Bjksss

      Excluir
  4. Olá Nadja. Que post liiindo de viver!
    Amei cada pedacinho dela, desde a capa belíssima do blog. Parabéns!
    Tenho um amor enorme pelas amigas árvores e as velhas senhoras que andam lá pelos cem anos, tenho um respeito muito grande por elas, são sábias senhoras.. É assim que as vejo!
    No FACE , hoje, também estou homenageando as árvores. Que bom seria se todos fizessem o mesmo. Triste saber que neste momento, neste exato momento...muitas estão sendo destruídas. Lamentável! :(
    Beijos, querida. Fique com Deus e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!

      Obrigada! Fiz com carinho!
      Eu também as vejo assim.
      Puxa, ainda não passei por lá, acredita
      Sim, é muito triste. Doloroso, eu diria.
      Obrigada! Fiquem com Deus também!

      Bjksss

      Excluir
  5. Boa noite querida amiga um dia muito especial ainda me lembro daquele dia da escola que cada turma plantou uma árvore ,esse dia foi marcante tinha 7 anos pois como faço anos em Janeiro entrei com 7 em vez dos 6 pois durante anos vi crescer e a tornar-se forte ,mas infelizmente a direcção da escola passado 25 anos deitou as árvores abaixo para agora terem um parque para brincarem as crianças ,enfim decisões que deixam tristeza a todos nós que plantamos e cuidamos durante toda a escola primária ,ainda me lembro da música que nesse dia tocou depois na festa :

    Uma árvore, um amigo...


    Que devemos bem tratar
    Um amigo de verdade
    tão fiel como a amizade
    que podemos cultivar

    Sabes que uma árvore é um pouco de beleza
    que protege a natureza e purifica o nosso ar
    Dá-nos a madeira e tanta coisa que fascina
    A cortiça ou a resina, mais a fruta do pomar

    Oh, vamos fazer uma floresta, vem
    Plantar amigos, uma festa, vem
    Tão rica e modesta, vamos semear

    Uma árvore, um amigo
    Que devemos bem tratar
    Um amigo de verdade
    tão fiel como a amizade
    que podemos cultivar

    Sabes que uma árvore é o bem de toda a gente
    Não lhe estragues o ambiente, não lhe sujes o lugar
    Vamos, vamos, vamos defender a nossa vida
    Que uma árvore esquecida pode às vezes ajudar

    Sim, vamos fazer uma floresta, vem
    Plantar amigos, uma festa, vem
    Tão rica e modesta, vamos semear

    Uma árvore, um amigo
    Que devemos bem tratar
    Um amigo de verdade
    tão fiel como a amizade
    que podemos cultivar

    [Joel Branco, 1984)]

    Querida amiga adoro o verde ,adoro ver as serras cobertas de árvores ,na quinta dos meus pais está cheia de árvores de fruto etc ,pois poder ver brotar as flores o fruto ,sem esquecer dos cheiros e das sombras que tanto ajudam no Verão ,amo simplesmente a natureza ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Emanuel, que tristeza!
      Sabe, da minha varanda, bem ao longe, eu sempre via uma linda árvore perdida no meio do matagal.
      Depois de uns anos, o terreno foi direcionado para construção de um condomínio de prédios.
      O que fizeram? Derrubaram a linda árvore!
      Não podiam deixá-la lá? O Homem age como tolo embora seja dotado de inteligância.
      Eu também gosto do verde!.Faz bem aos olhos, à alma...
      Linda música! A letra diz tudo.
      Sinto pela sua árvore, meu amigo!
      Plante outra! Descubra um lugar e plante outra árvore!

      Felicidades

      Bjksss

      Excluir
  6. Seria bom dinheiro nascer em árvores.
    Mas também seria tão sem graça!

    A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira."

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!!

      Poderia nascer de vem quando, não é?
      Eu não reclamaria. Rsrsrs
      Essa citação é bem real! Uma pena que isso aconteça!

      Bjksss

      Excluir

      Excluir
  7. Oi Nadja,
    Oi Nádja,
    Adorei o seu blog, pois nasci no meio do verde, vivi numa selva de pedra e quando voltei para meu rincão, a cidade estava rodeada de canaviais. Chorei, antes tivesse na selva d pedra, mas tinha de cuidar dos meus velhos até a morte.
    Viúva, com um filho adotivo de dois anos, recomecei a minha vida, fazendo concurso, passando e trabalhando. Deus me deu outro marido que hoje cuida de mim.
    Depois a gente conversa mais, tenho e-mail no blog
    Beijos no coração
    Que Deus abençoe você e sua família
    minicontista


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dorli!

      Obrigada! Fique à vontade!
      Que delícia, hein? Nascer em meio ao verde deve ser bom demais.
      Que história de vida maravilhosa! Você é uma vencedora!
      Uma pessoa, com certeza!Ah, sim, vou anotar!
      Obrigada pela visita, viu?
      Muita saúde e paz a todos aí!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nossa!!! Lindo post, lindas palavras... amo lugares floridos e arborizados, aqui em minha terrinha, ainda tem áreas com mata, mas na cidade mesmo não, as pessoas não tem mais quintal e nem muito menos plantas em casa, acho , bom início de semana. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/
    http://kesartesemimos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!
      Uma pena, não é? As cidades precisam ser arborizadas.
      Verdade, adeus aos velhos quintais!
      Agora é tudo cimentado, sem um pingo de terra.
      Pra quê morar em casa? Não há quintal decente, não existem plantas nem árvores.
      Uma prisão disfarçada.

      Boa semana!

      Bjksss

      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  9. "A terra fez bro­tar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espé­cies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom." Gênesis 1:12
    "A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." Humberto de Campos
    Deus o nosso criador nos presenteou com maravilhas que nos calamos diante delas. Lindo poster Nadja, quem não ama e desfruta de algo assim, só pode ser divino. Um dia lindo assim como o seu poster. Cheio do frescor da natureza ao embalo de frondosas árvores. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Belos e oportunos textos bíblicos, amiga!
      Deus sabe o que é melhor para nos, eis a verdade.
      Ele é justo, veja, apesar dos pesares do Homem, Deus nunca deixou de fazer o sol brilhar .
      Aliás, o sol brilha para justos e injustos.
      Você disse tudo. Eu é agradeço seu comentário sincero e verdadeiro!

      Bjksss

      Excluir
  10. Belas e magnificas fotografias de árvores para comemorar este dia da árvore.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francisco!
      Desejo o mesmo a você.

      Boa semana!

      Abraços

      Excluir
  11. Amiga grande confusão na visita que me fez! Não sou a Vania mas sim Graça...e eu estou na agua e com a maquina fotografica na mão!=)
    Seus olhares estão bem lindos e estas datas são bem importantes! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça!

      Foi uma confusão básica, eu diria. Rsrsrs
      Trocar nomes é o meu melhor defeito.
      Agora você já sabe, não é? KKK
      Não ligue, essas coisas acontecem!
      Obrigada!

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  12. A senhora de boné amarelo é alguém que conversa com uma amiga! Eu não posso apanhar muito sol e atualmente não me posso bronzear assim! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer modo, ambas estão lindas!
      Bronzeada ou não bronzeada.
      É preciso ter cuidado com o sol. Eu também não abuso, viu?
      Mesmo sendo negra.

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque