Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sabedoria dos povos

Photos by Nadja P.

"Quem não tem cão caça com gato"

Provérbio Brasileiro

Gente bonita,

Quem de nós nunca ouviu um provérbio ou 
ditado popular, saído das bocas de nossos pais, amigos e vizinhos?
Frases sábias e verdadeiras!
Daquelas que a gente NUNCA mais esquece. 


PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES DOS POVOS

Gosto também de conhecer os Provérbios 
Ditados Populares, criados pelos diversos povos 
da Terra.
   Sempre cheios sabedoria/bom humor e repassados  de geração para geração por meio da linguagem oral.
Escolhi alguns para postar aqui: 

Provérbio Português

"Onde reina a força, o direito não tem lugar"

Provérbio Árabe


"Eu já falei que é boi, mas ele insiste em 
querer ordenhar..."

Provérbio Chinês




"A gente todo o dia arruma os cabelos: 
por que não o coração?" 

Provérbio Japonês 



 "Ao erguemos a vista, não vemos fronteiras"

Provérbio dos Índios norte-americanos


"Nós não herdamos a Terra de nossos antecessores, nós a pegamos emprestada de nossas crianças"

Provérbio Africano


  "Nunca se esqueçam das lições apreendidas 
na dor"

Provérbio Italiano



"Amor e tosse não dá para esconder"

E o meu preferido entre todos que meu velho pai sempre diz é o seguinte:

"Enquanto você vai com a farinha, eu venho com o bolo pronto"



Lindo finde a todos com sabedoria 
bom humor!

22 comentários:

  1. Gosto muito do0s provérbios e expressões...Lindas as aqui mostradas junto com belas fotos! beijos, lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto e tenho meus preferidos, Chica!
      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  2. Um provérbio mais lindo do que o outro amiga Nadja.
    E já ouvi falar muitos,principalmente o :Quem não tem cão caça com gato.rs
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Carmen!
      Sim, esse é bem conhecido entre nós.
      E bem oportuno na vida, não é?

      Bjksss

      Excluir
  3. Muito interessante os provérbios, Nadja. Ensinam de geração em geração. Conheço um que é parecido com o do seu pai: " Quando você ia buscar cajus, eu já vinha com as castanhas." Esse é bem Nordestino..rs...
    Também gosto de ler os provérbios bíblicos.
    Beijos no coração e Feliz fds pra você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Isabel!
      Puxa, esse não conhecia, mas tem tudo a ver com o Nordeste! KKK
      Ah sim, eu também gosto!
      Qualquer dia postarei alguns.
      Obrigada amiga!

      Bjksss

      Excluir
  4. Belos provérbios acompanhados de magnificas fotografias.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga seguindo o embalo dos lindos provérbios que aqui deixou ,deixo uns relativos ao mês de Setembro ,desejo-lhe um lindo e maravilhoso fim de semana ,muitos beijinhos felicidades.
    Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
    Em Setembro, ardem os montes, secam-se as fontes.
    Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro.
    Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emanuel! Você é muto gentil, viu?
      Gostei de conhecer esses provérbios,amigo!
      Vivendo e Aprendendo.
      Valeu!

      Bjksss

      Excluir
  6. Oi Nadja é bom conhecer os provérbios,
    vez por outras para testar a memória dos que fazem parte da 3ºª idade. Uma brincadeira. "Complete... começamos a primeira parte de um provérbio popular e os idosos completam o final. É muito divertido.
    E lendo provérbio "Eu já falei que é boi, ..." lembrei de uma cena qd meu filho tinha 04 aninhos, o pai deu uma revista para ele folhear e ele encontrando a figura de uma vaca dizia "olha uma vaca" aí o pai dele sem prestar muita atenção disse não é um boi, não é um boi, dizia Rafael é uma vaca e assim o pai repetia não é uma vaca e o pai, não é um boi. Até que ele (pai, levantou-se e foi olhar direito a imagem e era realmente uma vaca, pois tinha uma tetas grande Rsrsrs "Eu já falei que é boi, mas ele insiste em
    querer ordenhar..." rsrsrs um abraço amiga e um lindo e maravilhoso final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Sim, cada povo tem sua sabedoria e o seu modo de pensar.
      A gente aprende muto com todos, não é?
      Boa lembrança esse provérbio lhe trouxe. Fico feliz por isso! KKK
      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  7. Gosto muito dos provérbios, nos ensinam muito. Todos os dias coloco uma frase na lousa para meus alunos, entre elas também estão os provérbios. Gosto de discutir com eles o significado das mensagens. Bjs e ótimo fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Maria de Fátima!
      Existem alguns provérbios que a gente nunca esquece.
      Sim, essa prática é muito interessante e instrutiva!
      Coloca a cachola pra funcionar, não é?
      Obrigada!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nadja,

    Já chego pedindo desculpas pela demora em vir lhe visitar.
    As imagens são lindas, e os provérbios cairam perfeitamente com cada uma delas.
    Seu pai tá certo. Eu já ouvi essa frase muitas vezes.
    Quanto a gatinha Josie, ela é castrada. Estão fazendo controle de natalidade dos gatos por aqu.kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine Lucinha!
      Não se preocupe com esse detalhe, amiga.
      Eu amo essa frase dita pelo meu pai! Rsrsrs
      O jeito que ele fala é só dele, viu? KKK
      Ah, que bom! Excelente programa!
      Ela está linda!

      Bjksss

      Excluir
  9. Magnificas fotografias de flores e não podia acabar melhor do que com um bolo e café.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Francisco!
    Fique à vontade! O café está muto bom.
    Obrigado!


    Boa semana!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. A-ha... esse dos pais é o melhor rsrs. O meu dizia: "enquanto vc tá indo com o milho, eu já voltei com a pipoca há muito..." rsrs e eu ficava com aquela cara de paisagem he-he.
    Amei, principalmente o japonês e o dos índios norte-americanos.
    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruxa!

      Esse ditado é sábio, engraçado e só muda as palavras, porém, o sentido é o mesmo.Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  12. Opss... esqueci de dizer que as fotos das flores estão maravilhosas.
    Os camarões estão tão espalhados, que lindos! Sabia que os beija-flores adoram essas flores do camarão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruxa!
      Sim, os camarões estão lindos,
      Não, eu não sabia! Vou prestar atenção, quem sabe cilco algum entre os camarões.

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque