Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Desfile Cívico de 7 de Setembro - Campinas/SP

Photos by Nadja P.

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO 
CAMPINAS/SP

O Desfile Cívico de 7 de Setembro comemorou 
a data da Independência do Brasil, ocorrida no dia 07 de setembro de 1822, proclamada por 
Dom Pedro I.
Não é que bateu uma nostalgia escrevendo isso? 
 Lembrou os velhos tempos de escola!
Eu sempre gostei de acompanhar esse desfile.
 Da janela de nossa casa, observava a concentração do agrupamento do Exército bem como das escolas.
Eu também desfilei, viu?
E por ser "grandona" sempre ficava na primeira fileira.
Se errasse o passo, ai, ai, ai!

DESFILE CÍVICO - CAMPINAS/SP

A abertura do Desfile de 07 de Setembro, 
em minha cidade, sempre foi iniciada pelos 
jovens cadetes da Escola Preparatória do Exército (EsPCEx), o que chamamos de elite.
     Posteriormente, esses alunos serão selecionados e preparados para ingressarem na 
Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde tornarão oficiais do Exército Brasileiro.

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES
DO EXÉRCITO







AMO vê-los desfilar desde menina!
Talvez pelo fato do meu pai ter dito, vez após vez, quão difícil é o ingresso a essa instituição militar. 
Dia 07 de Setembro representa muitas coisas para mim.
Porque ainda acredito na frase estampada na Bandeira Brasileira

ORDEM E PROGRESSO

O patriotismo que aprendi com meu pai, 
 soldado na Segunda Guerra Mundial bem como
tudo aquilo que foi-me ensinado na escola, quando criança, ainda permanece latente no meu coração.
Porque o dia em que perder esse sentimento, 
esqueçam que sou brasileira de uma vez por todas.
Tenho também belas lembranças deste dia!
Lembranças que levaram-me naquelas lindas manhãs onde era despertada pelo barulho da concentração do desfile, realizada debaixo de nossas janelas.
Mal penteava os cabelos e já empoleirava na janela a fim de ver tudo.
Se eu desfilei? Sim, várias vezes.
Fazia parte da primeira fileira por conta do meu tamanho.
E desfilava com orgulho, representando com os demais alunos a nossa escola: 
Escola Estadual Francisco Glicério, 
justamente, na avenida com o mesmo nome. 
Juro, eu não enxergava nada, só rezava para não errar o passo.




No vídeo acima o Desfile de Independência, realizado na mesma avenida que marchei tantas vezes.

 MULHERES DO EXÉRCITO BRASILEIRO




Parabéns a elas!
Se o tempo voltasse, penso que tentaria ingressar. 
Meu problema? Seguir as regras.
 Nada como uma boa comandante para colocar-me na linha.
KKK



CADETES DO EXÉRCITO









BEXIGAS, não podiam faltar!



BOMBEIROS, anjos na Terra!


GUARDA MUNICIPAL


ESCOLA


Bom ver e ouvir as fanfarras!
E assim o desfile prosseguiu bonito em minha cidade.
Com muitas outras atrações.
Apesar de tudo, resta a esperança de:

ORDEM E PROGRESSO



13 comentários:

  1. Oi Nadja,que lindo ver esse desfile e aí ficamos pensando o quanto é importante a cor da nossa Bandeira e o quanto devemos amá-la,sem que ela mude de cor,que seja sempre com as cores que carregamos como brasileiros-Verde-Amarelo-Azul e Braco.
    Bjs e obriga pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!

      Obrigada!
      Com certeza, amiga! Noto que a população perdeu o patriotismo há muito tempo.
      Uma pena! Pois, esse sentimento dá sentido à vida do cidadão.
      Tenho-o comigo até hoje e espero nunca perdê-lo.
      Que a Bandeira Nacional esteja sempre em evidência em nossa mente e coração.
      Eu é agradeço sua visita sempre agradável!

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  2. Um belo post , Nadja. Parabéns pela linda homenagem ao Brasil!
    Não assisti ao Desfile em minha cidade, pois fui passear na Capital da Paraíba com minha família. Desde pequena, gosto de ver os militares desfilando. Acho lindo demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bel!
      Nosso país merece, não é?
      O lugar em que nascemos e vivemos merece todo nosso respeito.
      Quanto aos políticos, esses já é outro assunto.Rsrsrs
      Ah, que delícia de passeio!
      Conheci a Paraíba e fiquei encantada também! Lugar bonito, de gente boa e hospitaleira.
      Eu também sempre gostei de assistir! Os militares desfilando é algo muito bonito!

      Lindo finde!

      Excluir
    2. Obrigada Bel!
      Nosso país merece, não é?
      O lugar em que nascemos e vivemos merece todo nosso respeito.
      Quanto aos políticos, esses já é outro assunto. Rsrsrs
      Ah, que delícia de passeio!
      Conheci a Paraíba e fiquei encantada também! Lugar bonito, de gente boa e hospitaleira.
      Eu também sempre gostei de assistir! Os militares desfilando é algo muito bonito!

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  3. Que legal! Lembrei-me de quando era solteira e morava na Francisco Glicério. Do meu apartamento eu assistia os desfiles e os carnavais também. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então você acompanhava de camarote, não é?Rsrsrs
      Eu morei por muito tempo ali por perto.
      A concentração ficava debaixo de nossas janelas.
      Saudade!

      Lindo finde!

      Bjksss

      Excluir
  4. Oi Nadja, meio sem tempo, tirei um momento agora de madrugada para visitar alguns blogs que amo tanto. O seu é um deles. Acompanhei os outros posteres e amo passear com vc. e assim conhecer novos lugares. As flores brancas do seu condominio um espetáculo.
    Sete de setembro, sempre acompanhei desfile no meu bairro. Hoje as escolas quase não fazem. Acho que não querem ter trabalho. Aí fica só na saudade e dá até uma nostalgia como vc falou. Parabéns pelo lindo poster. Desejo a vc amiga um lindo final de semana. Amei sua doce e linda visita no meu novo cantinho. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nal!

    Obrigada pela visita!
    Você é sempre bem vinda aqui, viu?
    Uma pena, não é? As crianças bem como os jovens gostavam disso, lembra?
    A gente ficava orgulhosa, era uma data marcante no ano.
    Eu também amei vê-la, amiga!


    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Boa noite querida amiga ontem cheguei tarde do trabalho ,mas hoje ao ler este lindo momento alusivo à independência do Brasil me recordou o meu tempo na marinha portuguesa ,um orgulho servir o meu pais e a própria instituição que servi e que tanto me enriqueceu como pessoa ,adorei muito ,beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Emanuel!

    Sim, concordo com você! Uma honra, não é mesmo?
    Fico feliz por isso, meu amigo!

    Felicidades!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Olá Nadja, 07 de setembro é uma data que me dá uma certa nostalgia, apesar de eu ter nascido , me criado e vivido sempre em Portugal. Mas vou lhe explicar o porquê: sou filha de Brasileiros, Cearenses, para ser mais precisa, e aqui na Europa as férias chamadas "grandes" na época, iam de Julho a final de setembro, e minha mãe utilizava esses meses para levar as filhas para o Brasil, visitar os avós e os primos. Minha avó morava numa das avenidas principais de Fortaleza, e da varanda de casa, apreciávamos desde cedo os desfiles. Adorava ver as escolas passando e saía procurando meus primos. Acho q que este dia, e os desfiles, me dão uma saudade imensa da minha avó, desses tempos da nossa infância, em que somos protegidos de tudo e de todos. E tb de uma Fortaleza de muros baixos, em que o portão do jardim e a própria porta de casa, estavam sempre abertos! beijo, e obrigada por esta partilha que me fez voltar no tempo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Val!

    Belas recordações, Val!
    Esses desfiles despertam minha nostalgia a cada ano.
    Recordações da infância, da adolescência.
    Sim,quando não desfilava, vivia procurando os primos que desfilavam!
    Era tudo muito mais calmo e gostoso.
    Hoje vivemos em outros tempos, tempos sem memória e com muita violência.
    Uma pena, não é?
    Fiquei feliz em saber de suas recordações!
    Eu é agradeço sua visita.

    Bjksss

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque