Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Arte intuitiva/espontânea - Bispo do Rosário

A primeira vez que ouvi esse termo "arte intuitiva", logo atrás, veio um nome próprio, de um homem chamado Bispo do Rosário.

Arthur Bispo do Rosário, sergipano, negro, esquizofrênico, recluso por 20 anos em um manicômio do Rio de Janeiro, é considerado um dos maiores artistas plásticos do mundo, tendo suas obras expostas em um museu que  também leva o seu nome.

Quando ele começou a criar? Assim que tornou-se interno do Manicômio Juliano Moreira.

Um breve resumo de sua vida artística, logo abaixo, apresentado por Fernando Gabeira:





O vídeo abaixo apresenta algumas dos seus trabalhos.
No total, Bispo do Rosário elaborou mais de mil obras que foram consagradas no mercado internacional e que circulam em diferentes museus internacionais. 
O conjunto foi tombado em 1992 pelo Instituto Estadual do Rio como patrimônio artístico e cultural e atualmente está sob os cuidados da Associação dos Artistas da Colônia Juliano Moreira.




Bispo do Rosário bem como outros artistas já reconhecidos, tinham a capacidade magnífica de criar obras do nada, usando materiais que ninguém ousaria olhar. 
O máximo de tudo isso era a extrema despretensão e imaginação que imperavam em suas mentes, e nem todos sofriam de distúrbios mentais, que fique bem claro.

Mas olhando por esse paradigma, a loucura, penso que cada ser humano que se atrevesse a fazer arte em qualquer área, hoje, deveria absorver um pouco dela. Quem sabe assim seria mais criativo e menos dependente nas suas obras artísticas. 
Semana que vem vou trazer outro artista tão inquietante quanto Bispo do Rosário, porque o meu espaço, CACARECO'S, é também é direcionado à Cultura.

                         Tenham um ótimo finde! Com chuva ou sem chuva!    

                                        "A imaginação é a visão da alma" 

                                                   Joseph Joubert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque