Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

domingo, 1 de abril de 2012

Mundinho complicado!




Minha gente,

Vou falar a respeito de um assunto que ninguém toca, mas todos sabem que existe. 
Por favor, enquanto lê o texto, ouça no vídeo a bela composição de Mozart, 
postado lá no final do texto.

Inveja...


Você já invejou alguém? 

Sim, não tenha vergonha de assumir isso, pois é um sentimento que todos nós já experimentamos um dia na vida, algo natural.
Porém, o que vou comentar aqui é outro tipo de inveja, a Inveja crônica, aquela incurável, que corrói diariamente a pessoa. 
Essa é triste, viu?

Quais são os sinais da inveja crônica?

"É surrada a verdade absoluta de que a inveja é irmã gêmea da admiração. Eu só posso invejar a quem admiro. Inveja-se porque se constata que a pessoa invejada nos superou. Pelo mesmo raciocínio, como quando alguém nos supera, por dom ou desempenho, é fundamental que destruamos o objeto invejado. Ou pelo menos que desejemos que o invejado seja destruído pelas circunstâncias da vida, se formos impotentes para eliminá-lo."

Penso: Nem todos aqueles que nos admiram, invejam, aliás, quem é verdadeira e sincera, deixa claro seus bons sentimentos. Quão agradável é percebermos isso, não é verdade? 

Porém, a invejosa crônica é aquela admiradora secreta que nunca terá a coragem de posicionar-se diante de você, porque é impossível expressar, o que na verdade a incomoda profundamente.

"Um escritor célebre me contou certa vez que entrou em uma lista de internet de sua universidade, preocupado em responder questões a respeito de seus livros. Eis, então, que começou a ser agredido pessoalmente por vários desconhecidos. Eram pessoas com nomes e RGs, certamente, mas que nunca haviam publicado nada nem haviam se destacado em seus lugares de trabalho. Usavam das possibilidades da internet para dar vazão para a inveja. Ele concluiu, então, que não deveria sair da lista, mas que responderia somente aos críticos não invejosos. Ficou anos na lista, sem poder escrever! Então, esqueceu o que prometeu e voltou a escrever. Não deu mais bola para inveja e escreveu contra ela - diretamente."


Como vimos, a invejosa crônica, geralmente, age por trás dos panos, de modo dissimulado e covarde. Você já deve ter visto ou vivenciado algo assim, acredito. 

Eu já!

"...O invejoso (a) não aparece. Ele (a) se esconde. Está resguardado pelo seu nome que é uma capa, pois ninguém sabe quem é ela (ele). O nome de alguém que nada fez é um nome que vale como uma máscara de ladrão..."



"...Todavia, não foi Nietzsche, e sim Diderot, quem melhor qualificou a inveja por meio daquilo que mais a incomoda: o talento.
As pessoas invejosas, de fato, não invejam o outro por terem dinheiro ou qualquer coisa "material". O verdadeiro invejoso, inveja o outro pelo talento que o outro possui.
Diderot escreveu: "O talento é imperdoável"

Bravo! Diderot, filósofo famoso, resumiu em poucas palavras o que incomoda a invejosa (o). Não pensem que são as coisas materiais que, possivelmente, você tenha adquirido pelo seu merecimento e trabalho. Isto também machuca os calinhos dessa gente, sabe?

Mas o "soco no estômago", sem dúvida, é o talento que você possui, dado na medida certa por Deus que também ofereceu a todos. 
Talento que poderá vir em diversas formas, pois o Criador é benigno.

O que fazermos então? Nada.


"Trata-se de um sentimento caracterizado pela sensação de inferioridade", explica o neurocientista Takahashi. 

"Quando há essa sensação, é porque houve comparação e a pessoa perdeu".

Melhor deixarmos essas pobres almas amargando sua dor interior, porque paz, garanto que nunca terão. Só não esqueçam que:


"A Inveja habita no fundo de um vale onde jamais se vê o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, há sempre trevas espessas... Assiste com despeito aos sucessos dos homens e este espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesma, e este é seu suplício”.



Ovídio





2 comentários:

  1. Olá Nadja, muito obrigaduuu pelos elogios... como eu já disse eles me dão força para continuar criando... e os seus particularmente foram muito animadores, agora vamos falar da sua criatividade que nao fica atraz... vc tbm é danadinha... faz coisas muito criativas é isso aí a moda agora é reciclar! porque é muito bom dar uma segunda chance para um objeto que no lixo nao ia ter chance alguma... meu cantinho ficou sim com cara de Minas pq adoro!!! o estilo rústico, e Minas é tudo de bom né!!! fique avontade para continuar expiando... Bejokas.

    ResponderExcluir
  2. Valéria,

    Você merece, pois tem talento e sensibilidade o bastante! É um dom, amiga!
    Reciclar é tudo de bom, aliás, todo mundo devia passar por essa experiência gratifiante, pois acima de tudo é sinal de vida pulsante.
    Vamos catar o que encontramos por aí sem medo de sermos felizes! Vamos mudar nossa casa, vamos mudar o planeta, porque não?
    Vou acompanhar suas obras sim! Tenho muito para aprender!
    Obrigada, a recíproca é verdadeira!

    Bjksss

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque