Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Xales, charme e sedução


 Assunto: Xales

 Atualmente, ele é ainda pouco usado pelas brasileiras, mas já teve seus dias de glória em nossa terra.
 Falo do Xale, espécie de manta usada sobre os ombros e a cabeça, que pode ser feito de tricô, crochê, cashmere ou seda (bordado ou pintado à mão). 
As cores, modelos e tamanhos variam também.













XALES PINTADOS À MÃO



XALES RUSSOS BORDADOS À MÃO






XALES DE KASHMIR, INDIA





MANTÓN


Gosto muito dos xales de seda, bordados a mão, usados pelas dançarinas de flamenco e as ciganas, conhecidos como Mantón.
E também aprecio os xales de Kashmir (cashemere).


O bordado feito à mão é simplesmente fantástico tanto nos xales russos como espanhóis!

O mantón de Manila está fortemente associado ao baile flamenco e ao folclore andaluz,apesar de ser também um complemento do vestuário utilizado pelas cantoras.
Apesar de nas suas origens o mantón de Manila ser uma peça de uso cotidiano, com o qual as mulheres trabalhadoras se protegiam do frio ao sair à rua, o tempo foi-o relegando para as grandes ocasiões. Hoje em dia, a mulher sevilhana usa o mantón para enriquecer o seu vestuário dando-lhe um toque festivo, elegante e feminino.

Outra utilização que se dá a este tipo de xale nas terras andaluzas, e que costuma impressionar aqueles que o observam, é a decoração das varandas em determinadas festas. Assim, é tradicional que as casas das ruas por onde passam as procissões da Páscoa em Granada, Sevilha e outras cidades e aldeias da Andaluzia pendurem nas suas varandas e terraços os mantones de Manila, como mais uma decoração.

(traduzido do artigo de Estrella López Mayoral)


DANÇA FLAMENCA, DANÇA CIGANA & XALE

Dança flamenca

Dança cigana


Dança flamenca

A dança flamenca, identificada como a dança tipicamente espanhola e cigana, tem uma história de perseguição muito semelhante a dos ciganos. O nome flamenco deriva do árabe jelah mengu, que quer dizer camponês foragido. A dança é uma mistura de elementos judaicos, espanhóis e muçulmanos, e surgiu de forma clandestina, nas grutas e cárceres por onde passavam os perseguidos pelas leis de Espanha, principalmente no tempo da Inquisição.

Quem assiste a um baile flamenco, sente que os movimentos do corpos dos bailarinos comunicam um sentimento forte, fruto de uma revolta e de um grande inconformismo, cheio de altos e baixos emocionais. É mesmo impossível não perceber que nos taconeos ou sapateados a dança flamenca marca o compasso do coração humano, que ora salta de alegria e outras horas arde de dor e tristeza. :-)

Dança de movimento vibrante, o grande êxtase do Flamenco é mostrar o vigor e a vitalidade dos movimentos de mãos, braços e sapateados que traduzem paixão, alegria, a melancolia transformada em força e o amor pela vida, justificando a resistência a todas as formas de perseguições. 
No Flamenco o mantón e o xale substituem os lenços das demais danças ciganas que o usam como proteção e sedução. 

Realmente a dança flamenca é vibrante e contagia a plateia!
Quando você menos espera está gritando Olé!, enquanto acompanha o ritmo dos sapateados, batendo as mãos. Comigo foi assim e também com boa parte da plateia. Dependendo da música, entrego-me numa boa! Tive a oportunidade de ir em um evento - Noche Flamenca - e o que chamou a minha atenção foi o semblante das dançarinas. Mais tarde, vim a saber que faz parte da dança flamenca a expressão de "mulher brava". O fato é que o xale protege os ombros do frio além de ser um ornamento perfeito para o vestuário feminino.
Tomara que essa peça retome seus dias de glória em nossa terra!






OLÉ!


Òtimo finde a todos!

18 comentários:

  1. Lindos! Enfeitam, cobrem e esquentam,! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e assino embaixo Chica!
      Obrigada!

      Ótimo domingo!

      Bjksss

      Excluir
  2. Respostas
    1. Peças irresistíveis, não é amiga?
      Estava em dívida com você, reconheço, pode puxar as minhas orelhas, viu?
      Já passei por lá e prometo que não me ausentarei mais, viu? Perdoa, vai? :-)

      Òtimo domingo!

      Bjksss

      Excluir
  3. OI Nadja, passar por aqui, é ter a certeza de levar aprendizado. Aqui tem sabor de cultura, perfume da hospitalidade, pois a dona do espaço, faz questão de brindar seus visitantes com o que há de melhor em taças de cristal. Um lindo sábado para você e os seus. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce!

      Imagine amiga! Saiba que também, aprendo, viu?
      E muuuito!!! :-)
      A busca pelo saber é lindo e envolve dividir, compartilhar, e você como professora sabe muito bem o que é isso, não é amiga?
      Obrigada pela palavras gentis e revigorantes!
      Sim, você merecem taças de cristal e tudo o que há de melhor, porque são pessoas especiais das quais tenho estima.
      Eu também aprendo muito com vocês, podem crer!
      Desejo a você e sua família um ótimo domingo!
      Que Deus abençoe e conforte vocês nesse momento delicado!

      Bjksss

      Excluir
  4. Oi Nadja! Post lindo .Adorei os xales.Todos muito lindos .Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete!

      Obrigada!
      Use e abuse dos xales, amiga!

      Bjksss

      Excluir
  5. Lindos xales! Belas sugestões!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Xales são super chiques! É bem bacana usá-los agora no inverno, pra complementar um look ou até na decoração!!

    Beijokinhas e excelente findi!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, Luiza!
      Mas é preciso saber conduzir com charme essa peça, penso eu.
      Sim, no inverno é uma ótima pedida!
      Obrigada!
      Desejo-lhe um ótimo finde!

      Bjksss

      Excluir
  7. Eu acho chale lindo! Pena que aqui no Rio ngm usa...amei esses modelos que vc apresentou e mais ainda esse verde, estilo blusa. bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma!

      É por conta do calor...
      Aí no Rio o calor é "brabo"! :-)
      Eu também gostei desse modelo que citou, achei bem duferente!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nadja querida, tb estou c saudade e, de vez em qdo, estou fazendo uns comentárias p algumas...
    Temos aproveitado MUITO e já estamos em outras praias...
    Vc como sempre c os seus posts elaborados, amei este! Lindos Xales!
    Abraços e o meu carinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Anete!
      A gente sente falta, mesmo você mantendo a comunicação, sabia?
      Fico feliz! Curta bastante essa cidade linda da qual tenho ótimas lembranças!
      Obrigada!
      Descanse e curta o passeio!

      Bjksss

      Excluir
  9. Belos xales! Faz tempo, acho que eu tinha uns 17 anos quando todas queriam um xale de crochê ou tricô. Era moda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa época! Todo mundo queria ter um xale!
      Tomara que volte....

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque