Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Niver da Brisa/ 22 de Outubro - 84 anos!


Photos by Nadja P.



Parabéns Brisa veia!





"Sobrancelha de Marlene Dietrich"... Aqui nem o cachorro escapa de nossas gozações...KKK

BRISA...

Ontem, dia 22 de Outubro, foi aniversário da Brisa.
Ela completou 12 anos de idade ou seja, 84 anos segundo a cronologia animal. 
Sim, ela tá velha, gorda, grisalha, mas continua ardida feito pimenta!
Com outras pessoas, pois com a gente aqui, ela é muito amorosa!

Seu primeiro dia com a gente

Brisa está com a gente desde seus 20 dias de vida.
Já foi uma menina vaidosa, daquela que tinha vários vestidos bonitos!
 Toda vez que passeava, usando um deles, "causava" por onde desfilava.
Até que um belo dia decidiu andar nua...
Sendo uma criatura de personalidade forte, ninguém conseguiu convencê-la o contrário.
Não, nunca teve filhos...
Foi até melhor, por conta dos seus problemas na coluna.


Cinco hérnias de disco tiraram-lhe os movimentos das pernas traseiras, deixando-a semi paralítica por alguns meses.
Persistente, Brisa arrastava-se até à porta, quando ouvia a campainha tocar.
Não, não optei por sacrificá-la como sugeriram algumas "pessoas tementes a Deus", mas isentas de qualquer gota de humanidade.
Pelo menos pude ouvir do veterinário: 
"A senhora está de parabéns pela decisão de cuidar dela... Outros optariam por sacrificar..."


Providenciamos um carrinho de rodas a ela, fabricado em Tatuí/SP.
Assim que o carrinho chegou, a fila de crianças estendeu-se na minha porta, cada uma com um bilhetinho cheio de palavras carinhosas e desenhos bonitinhos.
Foi o que pedi a elas...
Não queria que sentissem pena da Brisa, ao contrário, seu carrinho ia carregar os bilhetinhos feito por eles, as crianças do meu condomínio.
Era muito engraçado! Pena que não fotografei na época!

Quando saíamos para passear os bilhetinhos balançavam sob o vento, feito bandeirinhas.
Oração tem poder? TEM!
Eu pedi somente que Deus lhe desse uma vida digna à Brisa, não pedi que a curasse.
Mas, ele foi tão bom para mim, que concedeu-lhe a cura.
E numa dessa não vou ocultar o nome de 
São Francisco de Assis, por quem também pedi ajuda nas horas em que a Brisa sentia muitas dores.
Dores por conta das cinco hérnias de disco que ela carregava  na coluna até hoje...
A cura veio.

"Um milagre!" - como bem disse o veterináro.
Pois, nem cirurgia ela tinha chance de realizar por falta de estímulo nas partes afetadas.
Muito obrigada!
Aqui nossos bichos são humanizados...
Então, todo ano faço um bolinho de fubá e cantamos parabéns à Brisa.
Ela gosta, claro!






Enfim, são tantas emoções que vivencio desde então com essa cachorrinha que é a coisa "mai" linda do mundo! - como sempre falo a ela.
Daria um livro...


Desejo-lhe saúde Brisa veia!
Porque Amor, minha querida, você receberá até seu último dia de vida, pode apostar!

LOVE YOU!!!

O amor dos animais ao ser humano é tão grande, mas tão grande quanto à insensibilidade que muita gente sente por eles. 

 Nadja

30 comentários:

  1. Que amor! Tá velhinha! Tenho a CUCA aqui com 11 e tem horas que parece uma velhota, outras, um bebezinho,rs Lindas fotos! beijos e muito mais saúde pra BRISA! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá veia, Chica!
      Mas continua a mesma criança de sempre, viu?
      Brisa sempre foi infantilizada...Rsrsrs
      Acho que foi o jeito que eu criei a bichinha...hehehe
      Obrigada!
      Brisa agradece também!

      Bjksss

      Excluir
  2. BOM DIA, COLEGA NADJA!
    PARABÉNS PRA TUA FOFA BRISA!
    QUE SÃO FRANCISCO DE ASSIS LHE DÊ MUITA SAÚDE E FELICIDADES EM SUA VIDA CANINA.
    MINHA GATA MAUAU, FARÁ DEZ ANOS EM 2014. TAMBÉM, JÁ É UMA "VEINHA"... :)
    ABRAÇÃO, MOÇA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, colega Gam!
      Obrigada!
      Ela agradece também!
      Que São Francisco de Assis dê muita saúde à sua gatinha Muau!
      Eu não tenho gatos, mas sou avó de 04 gatos, filhos de minha filha.
      E ainda alimento um gato de rua, agora o danado "embuchou" uma gatinha...
      Ai, ai, ai, viu?
      O duro é capturá-lo para castrar... Se eu não tivesse a Brisa, adotaria os dois!
      Agora, resta aguardar os filhotes...
      De qualquer modo, AMO cachorro, gato, cavalo, tudo!

      Bjksss

      Excluir
  3. Parabéns, Brisa, pelos 12/84 anos bem vividos!
    Já tivemos o Soft que nos deixou aos seus 91 anos e que SAUDADE GRANDONA SENTIMOS DESDE ENTÃO... Também fazíamos bolo, balões e fotos comemorativos!!!

    Viva Brisa! Beijos neste dia p você e a Veia Mui Amada!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brisa agradece, Anete!
      "Soft", gostei desse nome!
      Esse viveu também, hein?
      É, eles deixam muita saudade! Mas cumprimos o nosso dever, não é?
      Dando carinho, atenção e respeito aos nossos bichinhos amados!
      Viva a Brisa veia!
      KKKK

      Bjksss

      Excluir
  4. OI Nadja, tudo bem? saudades de passear por aqui. Primeiro parabéns pra Brisa, que muitos bolos de fubá sejam feitos para comemorar e que ela muito nesse lar doce lar. Lembrei-me de você nesse domingo ao ler a revista Metrópole num matéria sobre fotografia/exposição em Campinas. Fique com a benção do Senhor, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce!

      Bom vê-la novamente!
      Obrigada! Brisa agradece também!
      Que seja, amiga!
      Ah, sim! Eu li a respeito!
      Muito legal, não é?
      Aceito de bom grado e ofereço a você também!
      Força pra sua mãe, viu?

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi minha amiga, que lindo post, que linda homenagem, que linda história e que bom você decidiu cuidar dela, Deus te deu a chance de presenciar um milagre. Parabéns por sua atitude, parabéns para Brisa!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Obrigada!
      Pois é, aceitei de coração esse desafio e fui agraciada por Deus!
      Um milagre, como bem disse!
      E se eu optasse por sacrificá-la, já pensou?
      Ainda bem que não fiz isso! Nem passou pela minha cabeça, juro.
      QQ dia conto como deu-se a recuperação da Brisa...
      Talvez ajude outros casos também!

      Bjksss

      Excluir
  6. Adorei a história, adorei a Brisa!
    Sei bem o que é esse amor pelos cães, tenho quatro:
    Meg, uma fox paulistinha, tão velhinha quanto a Brisa, que pegamos abandonada na frente de casa;
    Pity, uma pastor vira lata, adotada no Centro de Zoonoses, um doce de criatuta, apesar do tamanho assustador; Lolita, meu anjinho de quatro patas, que não desgruda de mim, vira lata que puseram para dentro do meu quintal pela grade do portão e
    Tuti, conosco há seis meses, também vira lata, filhote da Afrodite, que o meu genro pegou vagando no terminal de ônibus e levou pra casa (já estava grávida).
    Para mim são como pessoas da família eu as trato como netas, pois minhas filhas são as mães. Não faço festa para elas nos aniversários, mas elas participam dos nossos, à mesa na hora dos parabéns!
    Bjs
    Loriete Paranhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loriete!

      Obrigada pela visita!
      Obrigada pelo seu relato maravilhoso, amiga!
      Diante de tanta maldade, às vezes perco a esperança na humanidade...
      Mas, sabendo que existem pessoas como você e tantas outras que AMAM DE VERDADE os animais, sinto-me revigorada!
      Que Deus abençoe seus filhos e netos quadrúpedes!
      Se eu morasse em casa, juro, já teria trocentos cachorros e gatos!
      Eu sou assim como você...
      Tenho netos felinos de minha filha e um filho felino de rua...
      Agora que ele "embuchou" uma gatinha, logo, terei netos felinos para serem adotados!
      Oh, God! ;-)
      Mas sou feliz assim!
      Tem sido uma experiência incrível cuidar dos animais!

      Bjksss

      Excluir
  7. Nadja,

    Depois de 25 anos, voltei a ter um cachorrinho. Sabia que ia me apaixonar. Por isso mesmo, compreendo muito bem sua postagem, este amor fantastico. Os animais gostam da gente como a gente é mesmo! Adoro conversar com meu cachorrinho (5 meses hoje). Ele me olha virando a cabecinha levemente para um lado ou outro como se estivesse dizendo estar entendendo, no maior respeito! Vive atras de mim. Ahhhh doce paixão!

    Parabens para voce e para Brisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sissym!
      Que ele seja bem vindo em sua vida e você na vida dele!
      Sim, eles sabem quem realmente quem GOSTA deles, eis a verdade!
      Eu tb converso com a Brisa, com os gatos de minha filha, com o gato de rua que alimento todos os dias e com qualquer outro animal.
      Eles entendem, tenha certeza!
      Eu sei o que é isso...Rsrsrs
      Brisa dorme comigo há 12 anos... Nossos bichos aqui são humanizados...
      Os gatos de minha filha dormem sobre a cama dela...
      Sobem em cima da geladeira...
      Não estamos nem aí!
      Nossos bichos são limpos... Mais limpos do que essa gente de coração sujo que pratica maldade com os animais...
      Maldade que começa no jeito de olhar, aquele olhar de desprezo, sabe?
      Só porque é um animal de rua.
      EU NÃO FAÇO DIFERENÇA!
      Seja de raça, seja SRD, AMO do mesmo jeito. Principalmente os animais abandonados!
      E quando ouço aquela conversinha atravessada, do tipo: Eu não gosto de animais.
      Saio de perto...
      Uma vez ouvi o seguinte de uma senhora: Odeio gato!
      Eu respondi: E tem gente que odeia velho...
      Nunca mais me cumprimentou...hehehe
      Obrigada! Brisa agradece também!
      Qual é o nome do seu pixuco???

      Excluir
  8. Parabéns para a Senhora Brisa! Que ela ainda encante seus dias por muitos anos...
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vania!
      Ela agradece também! Que seja, amiga!

      Bjksss

      Excluir
  9. Ei, Brisa querida, que sorte vc ter a Nadja como dona. Parabéns Brisa, Parabéns Nadja, com certeza uma precisa da outra. Bateu uma saudades de dois cachorros q fizeram parte de minha vida o Rage, cachorro de minha infância
    e o Elke um lindo e doce Fila q marcou a infância dos meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu também fui sortuda por tê-la, viu?
      KKKK
      Brisa me ensinou muitas coisas boas, Nal!
      É, esses bichinhos marcam positivamente a vida da gente, não é?
      Fica a saudade...

      Bjksss

      Excluir
  10. Amiga que postagem comovente e ao mesmo tempo transmite como o carinho, a atenção, o cuidado, o amor faz toda a diferença na vida de um ser vivo. A "Brisa" tem história. Puxa. Parabéns Brisa e parabéns pra você: Nadja. Saiba que você muito nos ensina e inspira. Tenho sempre um sentimento de agradecimento e carinho por você.
    Amiga a vida me afastou um pouco da blogosfera. Mas retornarei com FÉ em DEUS.
    Beijo grande,
    Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje pensei em você, Bel!
      Sabe aonde?
      No Carrefour...
      Estava lá, fazendo compras, quando passei a ouvir a música tema da novela Gabriela...
      Pensei imediatamente em Jorge Amado, passei por Ilhéus e cheguei em você!
      Brisa tem história... E como tem, viu?
      Ah, você falando desse jeito me deixa acanhada, vixe?
      Fico feliz em saber que o meu espaço transmite esses sentimentos a você e tantas outras que passam por aqui!
      Mas, saiba que você bem como outras amigas blogueiras também deixam ótimos exemplos para mim!
      Como tenho apreendido com vocês! Eu só tenho que agradecer!
      Não se preocupe!
      Gente boa quando some, deixa saudade... Gente boa quando aparece, mata a saudade e deixa mais ainda quando vai embora...
      Retorne quando estiver preparada!
      Não faça nada que seja contra a sua vontade...
      Deus ilumine seus caminhos, SEMPRE!
      Amei te ver!

      Bjksss

      Excluir
    2. Amiga, é tão bom saber que alguém lembrou da gente. Lembrou de mim. Puxa, que bom! a Brisa é uma guerreira. E você é uma alegria e passa sim muita coisa boa, energia positiva. Tenho-a no meu coração. Não abandonei o blog. No momento, a prioridade está sendo o serviço,suas mudanças, novos cursos e aprendizagens. Preciso da minha arte para equilibrar a vida. e das amigas para alegrar e incentivar a vontade de fazer. Estamos vivos. E viver é isso. Mudanças, novidades e desafios. E este momento que vivo hoje é para mim um desafio. Estarei passando por aqui oportunamente.
      Beijos,
      Bel

      Excluir
    3. E eu vou esquecer de você???
      Imagine!!!
      Bastou ouvir Gabriela pra pensar na Bel de IIhéus, oxente!
      Amiga, fica tranquila!
      Faça o que tiver que fazer, mas sem pressa...
      Sinta a vida escorrer em você, mas deixa-a seguir seu curso sem nenhuma pressa.
      Tudo no seu devido tempo...
      E tudo se encaixará perfeitamente, tenha certeza!

      Luz e paz!

      Bjksss

      Excluir
  11. Que linda Brisa .Parabéns à ela pelos 84 anos de vida.Apesar dos problemas ,ela tem uma vida boa.Beijo Nadja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arlete! Brisa agradece também!
      Sim, faço o que posso a ela!
      Ela é feliz, tenho certeza!

      Bjksss

      Excluir
  12. Ai que coisa rica! Queria ter participado desse aniversario! Chic demais! Adorei a veia! Minha Lailão (Laila) virou estrelinha ano passado com 14 anos... perdeu os dentes, ficou cega de um olho e de barbicha bca... foi nossa alegria desde que nasceu! Parabéns a BRISA! Uma guerreira! Bjs e lambidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, Sabe que horas foi?
      Meio-dia! KKK
      Filho ia trabalhar, então adiantei o parabéns!
      Laila ou Lailão Aqui meu filho a chama de Brisão...
      A partida é triste, mas é necessária..
      Faz parte do ciclo, não é?
      Vão uns, vem outros.
      O importante é que a gente faça o nosso papel...
      Obrigada! Brisa agradece também!
      Foi uma guerreia, amiga! Aprendi muito com ela neste fase difícil...

      Lindo dia!

      Bjksss

      Excluir
  13. Q/ estória linda Nadja...sempre tive cachorros e ainda tenho,mas nenhum teve lugar tão especial qnto 'schatz' viveu hum ano e após o nascimento de meu caçula várias vezes foi internado...nunca o esquecerei,foi de um companheirismo como nenhum outro. PARABÉNS p/ BRISA , admiro as pessoas q os amam, acolhe e respeita independente de raça ou estado físico...q ela continue trazendo mais alegrias. Abços Afetuosos Maria Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos animais são marcantes, acho que vai do modo que encaramos essas criaturas, não é?
      Brisa será inesquecível!
      Depois dela posso até ter outros cães, mas ela será única no meu coração.
      Aliás, ela já faz parte de minha vida há muuuito tempo!
      Ela não veio a mim por acaso. Ela me escolheu.
      Sei disso.
      Obrigada! Brisa agradece também!
      Desejo o mesmo aos seus filhos quadrúpedes!
      É, eu não faço distinção....
      Aliás, acho horrível quem faz!

      Bjksss

      Excluir
  14. Pois é né LIndona, sacrificar! Taí a bichinha! Com cuidado e amor! é só isso que os bichinhos precisam! Vc é uma benção na vida da Brisa. Fico imaginando o quanto ela te ama! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, seu eu tivesse autorizado isso?
      Por isso sempre durmo com a consciência leve, sabe?
      Verdade: cuidado e amor.
      O "Chico" que o diga! Ah, se eu pudesse adotá-lo!
      Amo tanto aquele bichano!
      Nem imagina...
      Brisa tem adoração por mim e pela minha filha tb!
      Ela nunca esquece da Vanessa...Rsrsrs
      Mas é aquilo...
      Não "larga d' eu" por um segundo... Tem hora que irrita...KKK

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque