Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Velhos amigos do meu pai


Photos by Nadja P.

Amizade & Lealdade

Comenta-se muito a respeito da AMIZADE...  
Na prática, por vezes, é um relacionamento hipócrita ou interesseiro.
   O que vou escrever aqui não se baseia em "achismos", mas nos fatos que vivenciei desde a minha infância, quando sempre me alegrava ao receber os amigos do meu pai, que nos visitavam.
  Pessoas que na minha infância já eram considerados como "velhos amigos"...
  Se o meu pai era doce como o mel? 
  Respondo que não.
  Ele sempre foi um homem de personalidade forte, determinada e marcante. E ainda é assim, claro, com menos intensidade.
  Ele é daquele que fala na cara o que muitos não tem coragem, entenderam?
  Porém, o que atraí esses velhos amigos ao seu redor deve ser exatamente essa transparência que muita gente não cultiva.


No dia do seu aniversário, realizado em sua residência repleta de cacarecos e obras que criou ao longo dos meses, os velhos amigos estavam lá.
     Todos, todos eles me carregaram no colo quando nasci há 50 anos atrás, então façam as contas por quanto tempo dura essa amizade com meu pai.
     Visto que na época do meu nascimento essa gente era jovem, a idade variava em torno de 17 a 20 anos. Sim,  é muita coisa, não?


Essa mulher foi uma presença marcante na minha infância!  
Foi com ela que conheci uma sala de cinema aos 07 anos de idade, foi com ela que ganhava belos presentes no meu aniversário e no dia de Natal.
Quando atingi uma determinada idade, ela simplesmente me levava nas melhores boutiques, pois não existiam shoppings naquele tempo e dizia: Nadinha, escolha o que desejar!

     Não, os velhos amigos nunca ficaram de "entra e saí" na casa do meu pai, mas, vez ou outra estão ali, presentes, recordando o passado, falando do presente e aguardando futuro a quem Deus pertence.
  Engraçado, neste ano, ouvi muitos comentários a respeito de minha pessoa quando bebezinha... :-)


Casal 20!
Esse homem (na minha concepção um moço ainda) foi um excelente filho! 
Cuidou da casa, mesmo trabalhando fora, quando a mãe padecia com câncer cerebral.
Lavava pilhas de roupas na mão, tomando o lugar da mãe, lavadeira dos jogadores de basquete do Colégio Culto à Ciência.
Carregou-me no colo quando bebê...
Excelente marido, excelente pai, pessoa nota 1000! 
Ela idem!






Casal nota 1000 também!
Criança, fui no casamento dos dois.
Aliás, fui no casamento de todos os velhos amigos do meu pai :-D
Todos residiam nas proximidades da casa do meu pai, por volta de 1960!
Desde então nunca perderam contato.

Gostoso ouvir:
"Ela era uma bebê lindo!" ou "Nadinha, quando você chorava, eu te pegava no colo e você parava logo, logo..."
   Putz, e esse povo estava ali, comemorando o aniversário do meu pai, juntamente com meus filhos adultos!


Milton, primo especial, sempre presente.
Não parece, mas ele vai completar 80 anos, ano que vem...





Meu pai e a única irmã que possuo, um encanto de pessoa que só tenho que elogiar, elogiar e elogiar!


Meu pai e eu já brigamos muito, personalidades parecidas, já viram, não é?
Mas o tempo acalentou, refinou e aprumou cada um de nós.

É isso... 
Eu não podia ficar sem falar nos "velhos amigos" do meu pai!
Pessoas ligadas de maneira especial em nossa família há muitos anos.
E aí penso...
   A verdadeira amizade resiste ao tempo e todas as intempéries que possam surgir pelo caminho, porque sentimentos nobres nunca são destruídos.
  Sim, podem ser chamuscados, feridos, mas nunca destruídos. 
 Que venha 2014 com os 94 anos de meu pai e os seus velhos amigos!


Nadja P.

16 comentários:

  1. Que texto lindo! Palavras bem verdadeiras as tuas. A amizade assim faz um bem danado. è o caso de não precisar estar swempre junto, mas nas horas certas. Lindas fotos, lindas histórias e amigos@! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      É muito gostoso relatar tudo isso, eu não podia deixar passar em branco...
      Pessoas assim a gente raramente encontra na vida, não é?
      Sim, a verdadeira amizade faz um bem danado!

      Bjksss

      Excluir
  2. Nadja, post muito significativo! Mostrando pessoas tão importantes pra você e o valor da amizade!
    Bonita festa, fotos e fatos!!! Amei à beça ver e participar... PARABÉNS NOVAMENTE AO SEU PAI E A VOCÊ!

    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anete,

      É a prova de que existem pessoas sinceras, leais!
      E que a verdadeira amizade vence o tempo.
      Obrigada!
      Eu sabia que gostar!

      Bjksss

      Excluir
  3. Vou aguardar sua postagem sobre Foz, vamos ver quanta coincidência h´pa nas nossas fotos.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!

      Amanhã postarei, ok?
      Já separei as fotos...

      Bjksss

      Excluir
  4. Estou curiosa com as coincidências das nossas viagens a Foz. Espero pela sua postagens!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Devaneei depois de ler o que vc escreveu sobre os amigos do seu pai! lembrei dos amigos do meu que eu chamava de tio e tia! rs! Só resta um amigo de longa data do meu pai vivo! Muito bacana os amigos irem visitar seu pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Esses amigos de nossos pais sempre marcam a nossa vida, não é?
      No caso do meu pai, muitos já partiram, mas ainda resta um time.
      É que o meu sempre relacionou com pessoas de várias idades.
      Os mais velhos já partira,m os mais novos ainda estão aí!

      Bjksss

      Excluir
  6. Delícia ter histórias pra contar! Isso significa que temos vida, amigos, momentos, lembranças... e que venha o ano novo cheio de amigos velhos! Bjs, miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      O que tenho mais são história s pra contar, porque fui uma criança precoce, criada somente no meio de adultos.
      Além do que era observadora, gostava da conversa de adultos.
      Não pelo fato de ser "xereta", mas tudo aquilo que falavam era interessante para mim.
      Eu ouvia e absorvia.
      Se Deus quiser!
      Quem sabe meu pai chega nos 100?

      Bjksss

      Excluir
  7. Oi Nadja !Lindo amizades assim,não é mesmo?Cultivar isto é muito bom,amizades sinceras que os anos passam e não terminam..Abraço no teu pai.Beijo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete!

      Sim, amizades verdadeiras, leais, companheiras.
      Ah, sim! Faz um bem danado como disse a Chica!
      Obrigada! Darei o abraço a ele!

      Bjksss

      Excluir
  8. Oi Nadja. Que testemunho lindo de vida, não só de seu pai, mas dos amigos dele e da sua vida também. A verdadeira amizade é um bem precioso, precisa ser bem tratada, conservada, às vezes precisa ser ajustada, pois é estabelecida entre personalidades diferentes, se sobrevivida, sai refinada. Ótima quinta, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce!

      Obrigada!
      Sim, é um testemunho recíproco entre meu pai e seus amigos.
      Você disse tudo!
      A amizade precisa ser ajustada devido as personalidades diferentes que faz parte dessa relação.
      Mas, acima de tudo, ela precisa ser leal, verdadeira.
      Ou seja, apesar dos pesares, a gente gosta do amigo!
      Obrigada!
      Ótima quinta para você também!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque